Rodízios no abastecimento de água não têm prazo para acabar

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Rodízios no abastecimento de água não têm prazo para acabar

A seca que castiga todo o estado do Paraná, tem prejudicado bastante o abastecimento de água para a população. A vazão dos poços, rios e níveis das barragens que abastecem as cidades, entre elas Araucária, estão muito baixos e a solução imediata encontrada pela Sanepar para garantir que todos recebam água, é o sistema de rodízio. Sim, ele vai continuar! E se nas próximas semanas não chover o volume necessário para aumentar a vazão dos rios, a tendência é que os intervalos nas interrupções do abastecimento passem a ser ainda mais frequentes.

O gerente de Produção de Água da Sanepar, Fábio Basso, explicou que ainda não é possível suspender e nem reduzir a programação de rodízios, isso porque em março e abril choveu 10 vezes menos do que o esperado para o período, e os reservatórios de água estão no limite. “Estamos praticamente um ano sem chuvas consideráveis, essa estiagem que atinge o Paraná, que é a pior que enfrentamos desde 1997, segundo o Simepar, acendeu um alerta na Sanepar. Com o atual nível dos reservatórios, conseguimos garantir o abastecimento por mais 3 ou 4 meses”, explanou.

O gerente disse também que para a maioria dos bairros a empresa está conseguindo garantir um abastecimento regular, já para os demais, o abastecimento está bastante prejudicado. “Curitiba e a região metropolitana compõem um sistema integrado de abastecimento, que depende das bacias hidrográficas do estado, formadas pelos rios, e isso tem ajudado a garantir o abastecimento, mesmo nas cidades mais distantes das barragens. Em Araucária, por exemplo, o nível da represa do Passaúna, que abastece a cidade, está em um nível crítico, mas através desse sistema, a cidade vem recebendo água de outras represas”, exemplificou.

O sistema

O sistema integrado de abastecimento é formado pelas barragens do Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II e ainda a Miringuava, que está em fase final de construção. “Para se ter uma ideia do problema, o rio Miringuava diminuiu sua vazão em cerca de 70%. A capital e cidades vizinhas possuem vários reservatórios de água potável, distribuídos em Curitiba e na RMC, que contribuem com o abastecimento”, esclareceu Fábio. Em Araucária, por exemplo, são três reservatórios, o do Costeira, Centro e Sabiá.

O gerente também esclareceu um ponto importante, que pode sanar as dúvidas de muitos consumidores, sobre o rodízio em um determinado bairro, quando apenas uma parte das casas fica sem água e a outra não. “Em um determinado dia nós aplicamos o rodízio na parte que é abastecida por gravidade, e em outro dia, aplicamos na parte que depende de bombeamento, por esse motivo, às vezes aparece duas vezes o mesmo bairro, mas são áreas diferentes”, elucidou.

Rodízios no abastecimento de água não têm prazo para acabar
O nível da água na represa do Passaúna está bem abaixo do normal, e mesmo com a chuva desta quarta-feira, ainda está longe de voltar ao normal. Foto:RAQUEL KRIEGER DE PAIVA

Ações emergenciais

A Sanepar também tem feito avaliações diárias, e está com várias ações em andamento para minimizar os impactos no abastecimento, porém, depende da matéria prima, ou seja, a água da chuva. “A previsão do Simepar é de que nos próximos meses tenhamos muita chuva, mas ainda assim, não será suficiente para recuperar o déficit hídrico, mas o importante é que vai ajudar bastante na melhoria do fornecimento para a população”, disse Fábio.

Nesse momento crítico, a recomendação é de que a água seja utilizada, prioritariamente, na alimentação e na higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins, são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. A Sanepar orienta, também, que a população faça o reuso da água, por exemplo, aproveitando a água do enxágue das roupas para lavar calçadas e pisos. Além disso, conforme recomenda a ABNT, todas as casas devem ter uma caixa d’água com um volume que garanta a autonomia para toda a família

Serviço

Para tirar dúvidas, o cliente poderá acessar o site da empresa www.sanepar.com.br ou baixar o aplicativo, onde será possível atualizar os dados cadastrais, verificar falta d’água, localizar centrais de relacionamento, consultar onde pagar a conta, consultar informações sobre pagamentos efetuados, débitos, leitura e consumo, entre outros serviços.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: Raquel Krieger de Paiva

Publicado na edição 1211 – 07/05/2020

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