Saiba onde descartar pilhas, lâmpadas e óleo usado para fritura

Existem dez pontos de coleta espalhados pela cidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Existem dez pontos de coleta espalhados pela cidade
Existem dez pontos de coleta espalhados pela cidade

A lâmpada queimou, as pi­lhas acabaram e o óleo usado está pronto para ser descartado. Até aí, tudo bem. O problema é que, poucas pessoas sabem o que fazer com que esses materiais a partir desse momento. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente decidiu lembrar os moradores a respeito dos dez pontos de entrega voluntária de resíduos especiais, implantados na cidade em 2013. “A intenção é evitar que estes produtos sejam misturados ao lixo comum para que possam receber o destino final adequado e não contaminem o meio ambiente”, explica a se­cretaria.

Segundo ela, os coletores estão instalados no Parque Cachoeira, Prefeitura, Terminal Rodoviário Central, Terminal Rodoviário Vila Angélica, Arquivo Histórico/Centro de Informações Turísticas, Praça São Vicente Machado, Praça da Bíblia, UPA e Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (NIS). “Lembrando que eles são feitos de aço carbono para evitar que enferrujem e são adesivados com a indicação do que pode ser depositado”, informa.

Entretanto, ainda que os coletores estejam prontos para receber o material, alguns cuidados são necessários. As lâmpadas, por exemplo, devem ser descartadas inteiras, pois, quando quebradas, o mercúrio contido nelas evapora rapidamente e contamina o ambiente. Já o óleo de fritura deve ser armazenado em uma embalagem pet fechada, enquanto as pilhas precisam ser embaladas para facilitar sua coleta e manuseio.

De acordo com a secretaria, nos seis primeiros meses deste ano, foram coletados nos PEVs 1.922 lâmpadas, 302 litros de óleo de fritura e 4.236 kg de pi­lhas. Mais informações pelo telefone 3614-7480.

Texto: Raquel Derevecki e Assessoria / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE