Saudades eternas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Saudade é um sentimento profundo que existe e se manifesta por aquelas pessoas que queremos bem, que amamos e que se encontram distante dos nossos olhos. Pode ser uma distância momentânea e que será plenamente superada quando tivermos a alegria e o prazer de nos reencontrarmos. É tão bom ouvirmos, no meio de um abraço sincero, palavras como estas: ‘que saudades de você’; ‘que falta que você faz’; ‘volte logo’; ‘não demore tanto tempo para nos visitar’. Essa manifestação carinhosa preenche o nosso ser e eleva a nossa alma. É prova de amor, de carinho, de um bem querer que brota de dentro e nos faz um bem enorme. Precisamos destes momentos, destas provas, porque elas nos renovam interiormente e nos fazem perceber a nossa importância neste mundo. Como é bom saber que alguém tem saudades de você; como é bom sentir saudades de alguém.

No entanto, existem pessoas queridas, amadas, que nunca mais poderemos tocar, abraçar, conversar, trocar algumas ideias, porque partiram desta vida. Dói imensamente saber que nunca mais poderemos sentir a sua presença agradável, desfrutar do seu sorriso, do seu abraço e da sua companhia prazerosa e encantadora. Sofremos para aceitar esta dura realidade, e por vezes até sonhamos com a sua presença, mas quando acordamos, percebemos que tudo não passou de um sonho apenas. Pessoas significativas e que partiram de modo inesperado, provocado por um acidente, uma tragédia, um ataque fulminante, dificilmente sairão de nossa memória. Serão para sempre lembradas, com muita dor na alma, sobretudo no dia da sua morte, ou então, no dia dos finados.

O que podemos fazer por um ente querido que nos deixou para sempre, voltando para a casa do Pai? Qual o gesto amoroso que poderá ser significativo para ele? Para nós, católicos, a maior prova de amor por alguém muito querido, é a nossa oração pelo seu descanso eterno. Acreditamos na importância de rezarmos pelas almas, para que sejam purificadas de todos os pecados cometidos nesta vida, e alcancem a glória eterna. Rezar é muito importante, através de uma novena, ou mesmo, um Pai Nosso ou uma Ave Maria todos os dias de nossa vida. E neste dia dos finados, somos convidados a participar da missa e colocar a intenção pelo nosso ente querido. Além disso, visitá-lo no cemitério e levar flores, como sinal de amor e de carinho. Isso não vai preencher o vazio que sentimos pela sua ausência, mas vai amenizar um pouco a dor da perda e da separação.

As saudades de alguém que nos deixou, são eternas, porque nunca mais nesta vida poderemos desfrutar da sua presença. Sabemos que um dia nos encontraremos todos juntos na casa do Pai, onde poderemos dar glórias a Deus eternamente. Diante desta realidade eminente da morte, nada melhor do que manifestar nesta vida a nossa estima e o nosso amor para com aqueles que convivem conosco, especialmente, nossos familiares. Tantas vezes perdemos a oportunidade de manifestarmos o nosso apreço para com alguém, que de repente nos deixa, e provoca em nós uma culpa irreparável.

Neste dia em que nos lembramos daqueles que nos precederam na casa do Pai, vamos expressar nosso gesto de amor e de carinho por eles, visitando-os no campo santo, levando o nosso carinho materializado em flores. Aproveitemos para expressar o amor para com aqueles que conosco convivem, porque não sabemos nem o dia e nem a hora. Estejamos preparados, tanto para aceitarmos a partida de quem amamos, ou então, a nossa volta para a casa do Pai.

Compartilhar
PUBLICIDADE