Saúde orienta morador sobre a tuberculose

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Para reforçar o trabalho permanente realizado pela Prefeitura de Araucária, no combate à Tuberculose, vários cartazes foram espalhados pela cidade para orientar a população.

O Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, responsável pelo trabalho, resolveu intensificar o combate à doença, aproveitando o Dia Internacional de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março.

“Todos, sem exceção, podem ajudar a combater esta doença, que tem cura, e o tratamento é gratuito em todas as unidades de saúde e dura em média seis meses”, explica o secretário de Saúde, Josué de Oliveira Kersten.
Ele comenta que o tratamento jamais deve ser abandonado, “pois isso dificulta a cura, uma vez que os bacilos ficam resistentes ao medicamento e o tratamento se torna mais difícil”.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, em Araucária há uma média de 32 casos novos por ano e quatro óbitos. Em 2007 houve 30 casos novos, destes 16 eram bacilíferos (tem bacilos no escarro e transmitem ao tossir).

Neste ano já existem cinco casos novos e atualmente 22 pacientes estão em tratamento, dos quais 15 têm tuberculose pulmonar e sete possuem tuberculose extra-pulmonar.

O que é a tuberculose
É uma doença infecciosa e contagiosa, que se transmite pelo ar, por meio de gotículas contendo os Bacilos de Koch (bacilos da tuberculose), expelidos por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta e que, ao serem inalados por pessoas sadias provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença.

A tuberculose além de acometer os pulmões pode também acometer outros órgãos como, por exemplo, os rins, os ossos, intestino, cérebro e outros.

Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver a doença em qualquer fase da vida. Isso acontece quando o sistema imune não pode mais manter os bacilos sob controle e eles se multiplicam rapidamente.

Compartilhar
PUBLICIDADE