A Secretaria Municipal de Saúde informou que não foi confirmado nenhum caso de meningite na cidade até o momento. Explicou que nos casos em que a doença é confirmada, o Estado sempre notifica o município, o que não ocorreu. A Saúde também esclareceu que a meningite viral se apresenta em cerca de 3 a 4 dias após o contágio, portanto, se mais alguma criança tivesse infectada, considerando que o primeiro caso suspeito teria sido diagnosticado na quinta-feira da semana passada, 21 de novembro, já haveria outros casos detectados em Araucária.

Para evitar novos casos da doença, a Saúde explicou que sempre orienta os moradores sobre os cuidados de prevenção e que os mesmos podem, a qualquer momento, esclarecer dúvidas com os profissionais nas unidades básicas de saúde. Lembrou ainda, que informações corretas evitam especulações e boatos e ajudam a salvar vidas. Ao mencionar este fato, a secretaria se refere ao caso da mãe que levou seu filho ao PAI (Pronto Atendimento Infantil), com fortes dores de cabeça e vomitando muito e recebeu o diagnóstico de insolação ou virose. No dia seguinte o garoto voltou a gritar e chorar de dor de cabeça estava com febre alta e vomitando muito. Então os pais o levaram direto ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde o diagnóstico foi de meningite viral. A mãe teria ficado indignada com o atendimento que o filho recebeu no PAI, e fez um comentário em uma rede social, que acabou viralizando, e deixando muitos pais preocupados.

Ainda sobre o caso, a Saúde explicou que toda criança que chega ao PAI é acolhida e realizada a estratificação de risco, que é feita por um profissional capacitado. Nesse momento, o atendimento pelo médico é priorizado de acordo com a gravidade de cada caso. Finalizou explicando que, apesar de o Estado não ter notificado o Município, o caso da criança que teria tido um diagnóstico da doença confirmado em um hospital da capital, continua sendo investigado.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1191 – 28/11/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.