Início / Notícias / Geral / Secretaria de Saúde orienta população sobre a importância da vacinação

Secretaria de Saúde orienta população sobre a importância da vacinação


As vacinas são oferecidas de forma gratuita em toda rede municipal de saúde.

 

Com as manifestações de sarampo, poliomielite e gripe que ocorrem em todo o país em razão da baixa adesão a campanhas de imunização em vários estados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que, em Araucária, há vacinas disponíveis nos postos de saúde locais para prevenção dessas doenças.

O sarampo, que atualmente obteve destaque por fazer vítimas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e Amazonas, está se alastrando, e este fato evidencia a falta causada pela imunização, pois há três anos o Brasil não registrava casos da doença.

QUEM DEVE SE VACINAR

São recomendadas aos adultos a vacina Tríplice Viral (contra rubéola, caxumba, sarampo). A orientação do ministério é que todas as crianças, adolescentes e adultos até 29 anos recebam as duas doses previstas para imunização. Adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose – se não tiverem tomado antes, são duas doses na faixa etária de 20 a 29 anos ou uma dose na faixa etária de 30 a 49 anos.

De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde em agosto, entre os dias 06 a 31, a campanha que normalmente abrange apenas a poliomielite irá atualizar e reforçar também a vacina contra o sarampo.

EM ARAUCÁRIA

Alessandra Tome, da Vigilância Epidemiológica da cidade, afirma que o processo migratório e a falha na capacidade de mobilizar a população foram os fatores decisivos para que se voltasse a registrar doenças como sarampo e poliomielite. “Existe uma diferença entre doenças erradicadas, como a varíola para a diminuição de casos, como o sarampo e a poliomielite. É importante que a população busque os serviços oferecidos pelos postos de saúde” destaca Alessandra.

Por ser uma doença infecciosa aguda, viral e transmissível os sintomas são a febre acompanhada de tosse persistente e corrimento do nariz. Após estes sintomas o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés.

É de extrema importância a vacinação, pois é a única forma de conter o avanço destas doenças. Para Alessandra, o fato de muitas pessoas não terem convivido com essas doenças pode ser o motivo de alguns movimentos contra vacinas. “Caso o paciente não tenha em mãos a sua carteira de vacinação, existe o registro informatizado, que faz essa busca sobre as vacinas que faltam se for recente, é uma solução. Ainda não registramos nenhum caso em Araucária, mas é necessário que tanto crianças quanto adultos tomem as vacinas” reforça a especialista.

Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

x

Leia também

Governador sanciona lei do Cartão Futuro Emergencial

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na sexta-feira, 18 de setembro, a lei que cria o Cartão Futuro Emergencial, que garante a manutenção de 15 mil vagas de emprego de jovens de 14 a 18 anos. Proposta pelo Governo e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, o programa é ...

Paraná tem mais 1.407 casos confirmados e 17 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, no domingo, 20 de setembro, 1.407 novos casos e 17 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 163.161 casos e 4.067 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados, que são detalhados ao final do texto. INTERNADOS 1.053 ...

Paraná vai antecipar campanha contra pólio e multivacinação

Foto: Venilton Küchler/SESA O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no Paraná será antecipada para o dia 28 deste mês, uma semana mais cedo que os demais estados que farão as campanhas de 5 a 30 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18 ...

Que fim levou o Kartódromo

QUE FIM LEVOU O KARTÓDROMOObras para instalação de um kartódromo internacional em Araucária estão paralisadas. Entenda os motivosPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Obras para instalação de um kartódromo internacional em Araucária estão paralisadas. Entenda os motivos.

Narcóticos anônimos

NARCÓTICOS ANÔNIMOSMesmo com as medidas restritivas de circulação provocadas pela COVID-19, voluntários do Narcóticos Anônimos seguem auxiliando famílias araucarienses. Veja no vídeo como entrar em contatoPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Mesmo com as medidas restritivas de circulação provocadas pela COVID-19, voluntários do Narcóticos ...