Home / Notícias / Geral / Semana Nacional do Trânsito chama a atenção das crianças

Semana Nacional do Trânsito chama a atenção das crianças


Os alunos da Escola Sebastião Tavares realizaram até um passeio coordenado pelos agentes de trânsito

Os alunos da Escola Sebastião Tavares realizaram até um passeio coordenado pelos agentes de trânsito

As crianças foram o alvo principal das ações da Semana Nacional de Trânsito em Araucária. Para isso, a maioria das atividades realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro utilizaram apresentações de fantoches, passeios e outras ações dentro dos centros de ensino no município.

Na quinta-feira, dia 24, por exemplo, foi a vez de quase 100 alunos da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva receberem orientações práticas durante uma caminhada pelas ruas do bairro. “A ideia é que as crianças saíssem na rua para perceber as placas e como se comportar. Queremos trabalhar a educação no trânsito com os alunos para que eles possam ser bons pedestres”, explicou a pedagoga Márcia Falat Tortato, que viu os estudantes res­peitarem a sinalização e acenar para o motorista para mostrar que desejavam atravessar a via.

A ação foi uma iniciativa da escola com apoio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET) e chamou a atenção de moradores da região como Valdevan Antônio Jacinto, que até gravou algumas imagens no celular ao chegar à instituição para pegar seus filhos. O pai considerou positiva a atividade e destacou que no caminho para casa (que eles fazem a pé) vê motoristas que não respeitam os pedestres. Por isso, afirmou que costuma conversar com as crianças a respeito de segurança no trânsito.

Além dessa caminhada com os pequenos pedestres, a semana especial contou com blitz educativas realizadas por alunos dos colégios Metropolitana e COC de Araucária e apresentações de teatro de fantoches desenvolvidas pelos estudantes do Sesi/Senai para as crianças do CMEI São Francisco de Assis (CSU) e Escola Municipal Ceci Cantador.

Para completar, os maiores também tiveram espaço na campanha por meio de um curso de Reeducação no Trânsito, pales­tras, um Encontro de Motociclistas e uma tenda informativa montada pelo Departamento de Trânsito nos Terminais Angélica e Central.

O encerramento da Semana 2015 aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 25, e os res­ponsáveis pelo evento ficaram satisfeitos com os resultados. “Todos fazem parte do trânsito, seja como pedestre, motorista, ciclista. A educação no trânsito é parte fundamental para a segurança de todos os envolvidos. O trabalho que é desenvolvido pelo Departamento, com ênfase ainda maior nessa Semana Nacional, busca exatamente isso: educar para melhorar a condição de trânsito para todos”, disse Emílio Batista Júnior, um dos responsáveis pela Coordenadoria de Trânsito.

Texto: Raquel Derevecki e Assessoria / FOTO: Divulgação

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*