Início / Colunas / SMED / Semana Pedagógica promove debates nas unidades educacionais e apresentações de trabalhos

Semana Pedagógica promove debates nas unidades educacionais e apresentações de trabalhos


Discutir sobre “Aprendizagem para todos” foi o tema da Semana Pedagógica 2014 realizada, entre os dias 28 e 30 de agosto, pela Prefeitura de Araucária por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Nos dois primeiros dias, os profissionais da Educação debateram sobre como é efetivado o processo de ensino e aprendizagem na unidade que atuam.

No sábado (30) foi um momento de compartilhar as experiências praticadas durante as aulas. Houve apresentações culturais e exposição de trabalhos. Foram cincos espaços definidos, cada local contou com quatro relatos de experiências.

Para a secretária de Educação Janete Maria Schiontek, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, pelos profissionais da rede municipal de ensino, possibilitou o enriquecimento da prática pedagógica. “Essa troca de experiência contribuiu para a reflexão sobre o ensinar e aprender. Além disso, foi uma oportunidade de ampliação do conhecimento e reconhecimento do trabalho desenvolvido”, disse.

A secretária também enfatizou o envolvimento de todos na realização do evento. “Em nome da Secretaria agradeço a participação de todos os profissionais que organizaram esse momento de discussão coletiva nas unidades escolares e na socialização das práticas pedagógicas”, falou.

Novo Formato

O formato da Semana deste ano mobilizou as unidades, dando mais oportunidade de repensar ações com base na realidade local. Um material elaborado pela SMED norteou as discussões e orientou diretores e pedagogos sobre a condução dos trabalhos.

Diferente da “hora atividade”, período semanal de estudo e formação dos professores e que fica restrita às disciplinas e anos, a Semana Pedagógica é uma oportunidade de reunir outros profissionais da mesma unidade de ensino que estão envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos. A Semana faz parte do processo de formação continuada dos professores que ocorre ao longo do ano.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*