Home / Notícias / Geral / Seminário irá discutir os Direitos das Pessoas com Deficiência

Seminário irá discutir os Direitos das Pessoas com Deficiência


No próximo dia 21 de setembro, sábado, data em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Araucária irá receber o I Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento, promovido pelo vereador Elias Almeida,  será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e discutirá duas temáticas: os direitos das pessoas com deficiência e os caminhos para inclusão.

A programação terá início as 9h30 e o encerramento está previsto para as 16h. Entre os temas que serão discutidos na ocasião estão: estatuto da pessoa com deficiência, acessibilidade, mobilidade, mercado de trabalho, qualificação, esporte como inclusão e publicidade inclusiva.

Também será promovido um workshop de acessibilidade em que os participantes serão convidados a uma experiência diferente: se colocar no lugar das pessoas com deficiência para realizar tarefas simples em cadeiras de rodas e também com vendas nos olhos utilizando o bastão guia dos deficientes visuais.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pela internet no link: http://bit.ly/inscr-seminario. Será fornecido certificado de participação. Confira a programação:

MESA 01 – Tema: Direito das Pessoas com Deficiência – 10h às 12h

Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Palestrante: Berenice Reis Lessa – advogada e escritora, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência OAB/PR.

Norma Brasileira de Acessibilidade – NBR 1050.

Gustavo Lindzmeier – arquiteto e urbanista, 1º secretário do IAB, membro do Conselho Estadual das Cidades do Paraná.

Direito à Cidade

Lafaiete Santos Neses – mestre em história social, doutor em desenvolvimento econômico, professor aposentado UFPR.

13h30 as 16h30

Workshop de acessbilidade

Ricardo Mesquita, arquiteto e urbanista e engenheiro civil

MESA 02 – Tema: Caminhos para a Inclusão

Esporte como inclusão

Everton de Souza, Subtenente da Reserva do Exército, deputado estadual, especialista em direito constitucional, coordenador da frente parlamentar em apoio e defes ao paradesporto.

Mercado de Trabalho e qualificação profissional.

Francynne Presibella – Psicóloga, supervisora técnica de Projetos de Qualificação e Atendimento Especializado da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana).

Publicidade inclusiva: as pessoas com deficiência como consumidores em potencial

Vera Rosa – Profissional de comunicação e marketing, empresária e apresentadora de TV.

Sobre Redação

Redação

2 comments

  1. Avatar

    Entao primeira coisa é botar os fiscais nas ruas e notificar todo calcamento publico irregular ja que o dono é responsavel.Notifica lo e acompanhar para ele fazer certo.Nao vejo isso pois as calcadas da cidade estao uma droga.Vamos la tambem queremos e merecemos andar pela cidade.

  2. Avatar

    Nao adianta ficar so na teoria.Cheio e lotado de engenheiros civis e arquitetos na prefeitura e nada por enquanto.Vamos pra pratica,mais pratica e menos reunioes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*