Sequência de macacos encontrados mortos na área rural reforça importância da vacinação contra a febre amarela

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesta semana, mais três macacos foram encontrados mortos na área rural de Araucária. Os animais ainda serão analisados em laboratório, mas há possibilidade de que as mortes estejam relacionadas à circulação do vírus da febre amarela. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) reforça a importância de que pessoas de 9 meses a 59 anos tenham recebido a dose da vacina. Pessoas que moram na área rural ou que frequentam a região (independente da idade) estão no grupo de maior preocupação. A recomendação é para que elas se dirijam a uma unidade básica de saúde para mais orientações.

Quem trabalha, estuda, passeia, pesca ou vai a eventos na área rural, mesmo que esporadicamente, precisa estar atento se já recebeu a dose da vacina. No caso das crianças, a vacina contra a febre amarela já está prevista no calendário (em duas doses). Quem não tem a dose ou não sabe se tomou, deve buscar orientação na unidade básica de saúde.

Todas as unidades básicas de saúde de Araucária contam com vacinação contra a febre amarela, e o atendimento é de segunda a sexta-feira. O estado do Paraná está em área com recomendação de vacinação contra a febre amarela. Os profissionais de saúde podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado. Após a vacina, o organismo leva 10 dias para criar os anticorpos que garantem a proteção.

Sintomas

Febre de início súbito (maior que 37,8°C), dor de cabeça, mal estar, calafrios, tonturas, dor lombar podem ser sinais de várias doenças, inclusive da febre amarela. Por isso, é muito importante que o morador vá a uma unidade de saúde caso apresente os sintomas.

Assim como os humanos, os macacos também podem ser vítimas da febre amarela. A morte de macacos é um sinal de que o vírus da febre amarela pode estar circulando na região. Um macaco morto foi recolhido no dia 14 de janeiro, na região do Campestre, para análise. Desta vez, foram recolhidos animais mortos na região de General Lúcio. Convém lembrar que municípios vizinhos como Lapa, Mandirituba e Balsa Nova já confirmaram mortes de macacos por causa do vírus da febre amarela.

O morador de Araucária também pode comunicar aos órgãos de saúde sobre a existência de macacos mortos por meio da Ouvidoria da Saúde: 0800-6437744). A colaboração de todos é fundamental para que as equipes de saúde avaliem se há risco ou não da doença na área. É sempre importante lembrar que o ser humano deve se preocupar com a transmissão da doença pelo mosquito. As pessoas não vacinadas, ao frequentarem áreas de matas, podem ser picadas por mosquitos infectados. Macacos infectados pelo mosquito não transmitem a doença para o ser humano e, portanto, não há motivo para que sejam agredidos.

Texto: assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE