Início / Colunas / SMED / Serviço oferecido pela SMED promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Serviço oferecido pela SMED promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) desenvolve um trabalho de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, conta com o Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT), uma área do Departamento de Educação Especial, responsável por realizar ações no desenvolvimento profissional e social.

O serviço é responsável pela inclusão no mundo do trabalho, bem como a educação profissional. Por meio dele, a pessoa com deficiência pode se cadastrar para vagas de empregos, estágios e também para cursos de qualificação. Neste ano, 28 estudantes já passaram por entrevistas e estão contratados com registro em carteira.

Mas não são apenas os estudantes que recebem apoio, as empresas também contam com os serviços prestados pelo SEAIT. Um deles é na busca por novos talentos para as organizações, dando suporte e estrutura para os processos seletivos.

O SEAIT também realiza um trabalho direcionado às famílias. Elas recebem orientações, pois possuem papel fundamental de motivação e sucesso das pessoas com deficiência.

Outro desafio é pela busca de cursos de qualificação. Importantes parcerias foram firmadas com empresas, instituições de ensino e organizações não governamentais para que cada vez mais pessoas com deficiência possam estar preparadas, e assim tenham a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e permanecer nele.

É valido destacar que as pessoas com deficiência que estão empregadas podem ter a autoestima elevada, pois sentem mais independentes e capazes de realizar seus sonhos. Além disso, fazer parte do mundo trabalho fortalece o sentido de cidadania de jovens e adultos.

Para conversar com a equipe e saber sobre as oportunidades de emprego e cursos de qualificação basta ligar para o telefone 3905-6229. O SEAIT funciona na Escola de Gestão, que fica à rua Dio­nísio Grabowski, nº 65, próximo ao Centro Social Urbano (CSU).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*