Início / Colunas / SMED / Simpósio aborda Conscientização dos Transtornos do Espectro do Autismo

Simpósio aborda Conscientização dos Transtornos do Espectro do Autismo


Araucária realizou na terça-feira (05) o Simpósio de Cons­cientização dos Transtornos do Espectro do Autismo, no Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns. A iniciativa faz parte da Semana Municipal de Conscientização do Autismo (lei 2.820/2015), promovido pelo Instituto de Apren­dizagem e Desenvolvimento – IAD com o apoio da Associação Kasa do Autista – AKA, Prefeitura de Araucária e Grupo Risotolândia.

Durante o encontro o professor Dr. Vitor Franco da Universidade de Évora de Portugal falou sobre “Família x Escola e as intervenções no Transtorno do Espectro do Autismo”. Para ele, o processo de inclusão é inevitá­vel, e a escola precisa oferecer as mesmas condições para todas as crianças. “Nos últimos cem anos a educação mudou muito pouco, é o mesmo modelo: estudantes sentados em fila, professor na fren­te falando. Por isso, digo que os alunos com Transtorno do Espectro do Autismo vão modificar essa escola”
Em Araucária, processo de inclusão ocorre nas unidades educacionais e ainda a Secretaria Municipal de Educação (SMED) mantém com recursos próprios do município o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtornos Globais do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), que realiza o atendimento (em contra-turno) de 24 crianças e estudantes na área de Transtornos de Conduta e 71 na área de Transtorno do Espectro do Autismo.

O Centro tem natureza pe­dagógica e complementa o processo de escolarização de crianças e estudantes por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminam as barreiras para a plena participação na sociedade e desenvolvimento da aprendizagem. Assim, proporciona experiências que ampliam as possibilidades de autonomia e de acesso ao currículo.

O trabalho pedagógico se dá por meio do plano de atendimento educacional especializado, que é individualizado. Para tanto, são realizados estudos de caso com todos os profissionais envolvidos no processo de escolarização de cada criança e estudante. Além do CMAEE-TGD, os Centros Municipais Joelma Do Rocio Túlio e Padre José Anusz realizam atendimentos a estudantes com Transtorno do Espectro Autismo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*