Início / Colunas / Dia 20 de novembro

Dia 20 de novembro


Na próxima semana, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A data surgiu pela necessidade da tomada de consciência sobre o valor e contribuição da comunidade negra ao país. O dia 20 de novembro foi marcado por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência dos negros escravizados.

Embora ainda não seja um feriado nacional, o Dia da Consciência Negra têm estimulado centenas de municípios a decretarem feriado ou ponto facultativo, a fim de comemorar e refletir sobre o significado deste dia.

Curitiba aprovou lei municipal decretando a data como feriado. No entanto, a Associação Comercial do Paraná e o Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-PR) ingressaram com ação na justiça visando a derrubada da lei e a liminar foi concedida.

A data marca ainda, a necessidade da abertura do debate sobre as políticas de ações afirmativas para o direito à educação (inclusive superior), à saúde, à justiça social, entre outros aspectos que deixaram feridas abertas por três séculos pelo regime escravocrata no Brasil e que ainda precisam ser sanadas verdadeiramente; assim como o déficit social e a carga de preconceito que o rastro desse longo período deixou.

O feriado já é realidade em 1.047 municípios brasileiros, mas na capital do estado a conquista da lei incomodou os patrões, que temem por possíveis prejuízos financeiros causados pelo fechamento dos estabelecimentos.

Em Araucária, foi aprovada em 2009 a lei 2070/09, que institui cotas raciais nos concursos públicos. Em 2003, a data de 20 de novembro foi incluída no calendário escolar das escolas e cmeis, a partir da aprovação da lei 10.639, que estabeleceu a obrigatoriedade de incluir a temática da história e cultura afrobrasileira no currículo.

Defendemos o feriado também aqui. Como data histórica e marco para a ampliação de políticas de reparação ao povo negro, que é parte da história de todos nós e a quem devemos marcas importantes de nossa cultura.
O Sismmar realizará diversas atividades, conforme a imagem. Inscreva-se pelo telefone 41 3642-1280.

Diretoria do SISMMAR
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*