Início / Colunas / Semana da Consciência Negra em Araucária

Semana da Consciência Negra em Araucária


Teve início nesta segunda-feira as atividades referentes Semana da Consciência Negra. As ações ocorrem na Prefeitura com exposição de trabalhos e apresentações culturais. O objetivo principal é sublimar a consciência enfatizando o respeito às diferenças e aos diferentes.

Tal entendimento reforça a ideia de que podemos trabalhar a diversidade racial e cultural numa perspectiva mais ampla, para que a escola assuma uma postura ética diante das crianças, para que estas se sintam em uma sociedade acolhedora.

Desse modo, a identidade da criança deve ser alicerçada desde os primeiros passos na vida estudantil. Por isso, o conhecimento do professor não pode ser desvinculado da realidade, nem de problemas morais, éticos, sociais, culturais, raciais e políticos, porque estas questões devem ou deveriam estar sendo debatidas constantemente.

A temática da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africanas nas unidades educacionais e 11.645/08 que inclui estudos a respeito das comunidades indígenas é uma questão que continuamente precisa ser evidenciada.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação, tem oferecido várias formações no sentido de contribuir e oferecer subsídio para que os docentes atuem no sentido de desenvolver uma consciência sobre a temática das africanidades no cotidiano da escola. Esse é um debate contínuo que principia de certa forma a cultura de paz, do respeito mútuo e das relações entre as pessoas.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*