Início / Colunas / Araucária realiza 1º Seminário sobre Alfabetização e Letramento

Araucária realiza 1º Seminário sobre Alfabetização e Letramento


O 1º Seminário de Alfabetização e Letramento da Secretaria Municipal de Educação (SMED) reuniu mais de 400 professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, que é a faixa etária alvo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento ocorreu na quarta-feira (27), na Escola de Gestão, e contou com palestras e relatos de experiências dos trabalhos desenvolvidos com base nas formações ofertadas neste ano.

Em 2013, o foco dos estudos foi a Língua Portuguesa, já em 2014, haverá também a formação voltada para o ensino de Matemática. A coordenadora do programa no município, professora Marlene de Fátima Gonçalves, explica que o PNAIC possibilitou, entre outros pontos, a definição de que o início da alfabetização deve ocorrer no 1º ano do Ensino Fundamental. Ela destaca também que a iniciativa já vem dando bons resultados.

De acordo com a pedagoga da SMED, Jandira Queiróz, o Seminário mostrou a dimensão do trabalho feito para desenvolver nas crianças habilidades e conceitos diversificados, de modo que sejam alfabetizadas e letradas, ampliando suas percepções do mundo em que vivem com maior autonomia.

Foram realizadas três palestras. A primeira no período da manhã foi com o escritor Doutor Rogério Pereira. A segunda, no período da tarde, com o professor da UFPR e doutor em Educação Matemática, Carlos Roberto Vianna e a última, no período da noite, foi com a professora da UFPR e doutora em Educação Adriane Knoblauch.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*