Início / Colunas / Araucária deve contar com o Programa Saúde na Escola

Araucária deve contar com o Programa Saúde na Escola


As unidades educacionais de Araucária irão contar em 2014 com o Programa Saúde na Escola (PSE). Essa iniciativa beneficiará crianças e adolescentes matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas da rede pública municipal. Serão mais de 20 mil alunos atendidos.

Neste momento, a Prefeitura já formalizou a constituição do Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI – que fará a gestão do Programa Saúde na Escola (PSE). A articulação entre as unidades educacionais e a Rede Básica de Saúde será fundamental para o sucesso desse programa.

O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Entre as ações previstas para serem desenvolvidas nas unidades escolares e nas unidades de Saúde estão: avaliação de peso e medidas dos alunos visando à identificação de situações de baixo peso, excesso de peso e obesidade; verificação sobre a situação vacinal com o objetivo de controlar ou erradicar as doenças infecciosas e contagiosas; avaliação da saúde bucal das crianças para identificar a necessidade de encaminhamentos e realizar ações preventivas e identificar alunos com problemas de visão, bem como de audição.

O PSE é uma Política Intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação. Desde 2007 visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*