Início / Colunas / Férias escolares: Um momento de descanso e novos saberes em família

Férias escolares: Um momento de descanso e novos saberes em família


E as merecidas férias de janeiro chegaram, após mais um período de, pelo menos, 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Esse momento, destinado ao descanso das nossas crianças e adolescentes, gera uma dúvida a alguns pais ou responsáveis. A dúvida diz a respeito do que deve ser feito durante esse período.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ”toda criança tem direito a Brincar”. Desse modo, as férias representam um momento para o descanso. Os estudantes precisam deste tempo para brincar e se divertir, viajar, conhecer novos lugares. É também um momento de estar ainda mais próximo da família e estreitar ainda mais a relação que muitas vezes é prejudicada pela rotina diária dos adultos.

Neste período, as famílias que não optarem em viajar, podem planejar atividades em casa, passeios pela cidade, visitar amigos e familiares. Esses momentos mágicos de conhecimento podem fazer a diferença no desenvolvimento pessoal e isso refletirá positivamente no desenvolvimento escolar.

Por isso, essas atividades precisam sempre levar em conta os interesses e desejos das crianças e dos adolescentes, para que desta forma a diversão seja um momento prazeroso, para todos os integrantes da família.

É válido destacar que em muitas famílias as férias dos adultos, não coincidem com as férias escolares. Muitas vezes, o orçamento familiar também não permite passeios ou viagens. Neste caso, um bom planejamento pode ajudar para que a criança ou adolescente possa ter um período proveitoso, cheio de novas experiências e descobertas. Quem sabe uma visita a uma pessoa querida, um passeio no parque ou na pracinha perto de casa. Os pais ainda podem fazer seus filhos “viajarem pelo mundo” lendo ou contando histórias.

São pequenas atitudes que irão contribuir para o sucesso das crianças e adolescentes. E o mais importante das férias é a possibilidade de intensificar ainda mais os momentos de estarem juntos (pais e filhos).
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*