Início / Colunas / Educação adota calendário único para todas as unidades educacionais

Educação adota calendário único para todas as unidades educacionais


O ano de 2014 inicia uma nova fase na Educação Pública Municipal. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) adotará um calendário único para todas as unidades educacionais. Até o ano passado, eram elaborados dois calendários escolares, um contemplando a Educação Infantil e outro o Ensino Fundamental.

Com essa nova medida tanto escolas quanto os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) terão o mesmo período letivo. Um grande avanço que tem a intenção de trazer mais benefícios para toda a comunidade escolar, especialmente no que se refere ao planejamento de formações continuadas aos profissionais da educação e atividades acadêmicas aos estudantes.

Desta forma as aulas para os mais de 22 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino devem ter início no dia 05 de fevereiro. Os profissionais da educação voltam um pouco mais cedo, no dia 03 de fevereiro. O término do ano letivo deve ocorrer no dia 18 de dezembro. Já as férias de inverno foram marcadas para o período no qual ocorrem os jogos da Copa do Mundo, de 14 de junho a 13 de julho.

O calendário escolar cumpre as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que garante 200 dias letivos e 800 horas/aula e a adequação a lei n 12.796/2013 para atendimento à Educação Infantil. A programação também contempla a especificação de dias destinados às atividades pedagógicas.

É válido ressaltar que a elaboração e a escolha desse calendário escolar contaram com a participação de vários segmentos que compõem cada unidade educacional. Uma forma democrática, que respeitou as decisões coletivas e assim garantiu o interesse de cada unidade educacional (escola e CMEI).

O calendário, bem como a instrução normativa n.° 12/2013 (que orienta e estabelece as normas para o ano letivo de 2014) podem ser conferidos no site da prefeitura de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br) ou no blog da Secretaria Municipal de Educação (www.smedaraucaria.blogspot.com).
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*