Início / Colunas / SMED promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

SMED promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) conta com o Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT). Ele é responsável por realizar diversas ações com intuito de qualificar e orientar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Durante o ano de 2013, o SEAIT buscou ofertar diversos cursos de capacitação como foco no mercado de trabalho. Uma parceria com o Senac e a empresa Risotolândia possibilitou que vinte e dois alunos atendidos pela Educação Especial de Araucária se formassem no Curso de Aprendizagem de Auxiliar de Cozinha.

O curso teve duração de um ano e contou com aulas teóricas e práticas. Além disso, os estudantes foram contratados como aprendizes. Na parte prática, aprenderam a preparar uma refeição completa com direito à sobremesa. Já na parte teórica, além do conteúdo básico para a atuação como auxiliar de cozinha (ingredientes, higienização, cortes, preparo e finalização), a formação abordou temas relacionados a desenvolvimento pessoal, familiar e social. Em 2014, mais uma turma de 25 alunos irá concluir esse curso de auxiliar de cozinha.

A SMED também ofertou o Curso de Empregabilidade que teve como parceira a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), entidade de apoio à empregabilidade da pessoa com deficiência. Esse curso atendeu 27 alunos da Escola Básica de Educação Especial Edvair José Leme de Campos (APAE), da Escola de Educação Especial Agrícola Padre José Anusz e de escolas do Ensino Fundamental.

Outra importante formação foi um curso de varejo oferecido pelo Coletivo Coca Cola (do Instituto Coca Cola Brasil e Spaipa). Dos nove alunos participantes, oito possuem deficiência auditiva e são atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado – Surdez (CAEE-S). Durante todo o curso, que teve duração de dois meses, os estudantes tiveram aulas dinâmicas dentro da sala de aula e aulas práticas, na qual visitaram supermercados para conhecerem o cotidiano do trabalho na área e verem a teoria ser aplicada.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*