Início / Colunas / Na volta às aulas Escolas e CMEIs contarão com recursos para despesas emergenciais

Na volta às aulas Escolas e CMEIs contarão com recursos para despesas emergenciais


A volta às aulas deste ano traz duas grandes novidades para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A primeira é a disponibilização de recursos para que sejam feitas despesas emergenciais. Os valores serão definidos com critérios que levam em consideração o número de alunos de cada unidade, sendo possível gasto com material de consumo e despesa com serviços de terceiros. Cada unidade poderá receber até R$ 4 mil mensais.

Segundo o prefeito Olizandro Ferreira, com essa transferência de recursos as unidades terão mais agilidade e autonomia para realizar as despesas necessárias para o perfeito funcionamento das atividades educacionais. “O diretor é a pessoa mais indicada para saber como usar esses recursos, pois ele conhece bem a realidade da unidade”, destacou.

O secretário de Educação, Ronaldo Martins explicou que os recursos deverão estar disponíveis na semana que vem. “A partir do dia 13 de fevereiro, todas as unidades educacionais já deverão receber um cheque com o valor para que assim possam definir as prioridades”.

A segunda novidade é com a relação à saúde das crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. A Prefeitura de Araucária fará o lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE). A solenidade irá ocorrer no período da tarde, da próxima sexta-feira (07) de fevereiro, em duas instituições. Às 14h o evento será realizado na Pré-Escola Cachoeira e às 15h30 será na Escola Municipal Professora Nadir Nepomuceno Alves Pinto.

O Programa do Governo Federal visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde, uma vez que as trata como parte de uma formação para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos.

Em breve as equipes das Unidades Básicas de Saúde estarão nas Escolas e CMEIs, realizando avaliações das condições da saúde dos estudantes. A meta da fase avaliativa é atingir a todos os estudantes já no primeiro semestre de 2014.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*