Início / Colunas / Estudantes de 30 escolas participam da fase municipal dos Jogos Escolares

Estudantes de 30 escolas participam da fase municipal dos Jogos Escolares


A fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) teve início nesta segunda-feira (24) e prossegue até sexta-feira, 04 de abril. Nesta edição, 1547 estudantes de 30 escolas entre municipais, estaduais e particulares participam da competição.

A abertura oficial ocorreu no Ginásio Joval de Paula Souza, Parque Cachoeira, com a apresentação das equipes, juramento e apresentação de Capoeira ministrada pelo professor Canarinho. A estudante Ana Paula Gonçalves Pena acendeu a tocha olímpica. O juramento do atleta foi proferido pelo estudante Weslei Camargo do Nascimento.

A fase municipal da competição é realizada pela Prefeitura de Araucária por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os Jogos Escolares são divididos em duas categorias: A (para jovens de 15 a 17 anos) e B (para jovens de 12 a 14 anos).

Neste ano, os Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) tem novidades para os atletas de Araucária. Além das nove modalidades existentes (handebol, basquetebol, voleibol, futsal, futebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez), foram acrescentadas as modalidades de capoeira, karatê e judô, restritas somente para a fase municipal. Essa decisão foi tomada pela grande quantidade de estudantes que treinam nos Polos Esportivos, ou seja, praticam essas modalidades ofertadas nas escolas do município.

Segundo o professor e coordenador da disciplina de Educação Física Cassio Trevisan, os jogos escolares são aguardados com muito entusiasmo pelos estudantes. “Essa vontade se explica não só pela participação nas modalidades esportivas, mas assume um papel de integração com os colegas e adversários, de responsabilidade em representar sua escola, de respeito ao próximo”, disse.

Ainda segundo o professor esse comportamento representa um processo de crescimento global dos estudantes. “O esporte educacional é uma grande oportunidade para se alcançar autoestima, responsabilidade, respeito, interpretação, organização, autonomia e tantas outras qualidades”, concluiu.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*