Início / Colunas / Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende trabalhadores da construção civil

Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende trabalhadores da construção civil


A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Empresa MRV Engenharia realizam uma grande parceria que visa melhorar a qualificação dos trabalhadores da construção civil. Trata-se da criação de uma sala de aula para que seja implantada uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no canteiro de obras da empresa, no bairro Sabiá.

A cerimônia de abertura oficial da turma ocorre na próxima sexta-feira, 04 de abril, às 10h30 da manhã. Neste mesmo dia, também serão empossados os primeiros representantes sindicais, que fazem parte do compromisso nacional para aperfeiçoamento das condições de trabalho na indústria da construção. A MRV é pioneira nesta ação, liderando essa iniciativa.

No evento devem estar presentes autoridades nacionais, estaduais e municipais. Entre as autoridades que já confirmaram presença está o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho.

Uma das principais metas do compromisso nacional é o bem estar do funcionário e sua qualificação profissional por meio do estudo. Por isso a efetivação de uma turma da EJA vem cumprir um papel fundamental na qualidade de vida dos alunos/trabalhadores que poderão ter acesso aos estudos sem precisar se deslocar até uma escola.

É válido destacar que atender os alunos no ambiente de trabalho está de acordo com os princípios da legislação. Uma resolução do Conselho Municipal de Educação prevê a possibilidade de formação de turmas dentro de empresas. Inicialmente serão atendidos 18 alunos matriculados para alfabetização.

Pelo termo de parceria a empresa oferece as condições físicas e materiais, que fazem parte do “Programa de Elevação da Escolaridade da Construção Civil – MRV”. Já a Secretaria de Educação disponibiliza um professor para desenvolver as atividades educativas, previstas nas Diretrizes Curriculares Municipais e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e realiza todo o trabalho de documentação escolar para o pleno funcionamento da turma.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*