Início / Colunas / Araucária recebe Mostra sobre Marechal Cândido Rondon

Araucária recebe Mostra sobre Marechal Cândido Rondon


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com o Banco do Brasil – agência Araucária – traz para o município a Mostra Itinerante Projeto Memória, idealizada e organizada pela Fundação Banco do Brasil, com o tema “Rondon a construção do Brasil e a causa indígena”. A Mostra está aberta à visitação até a próxima sexta-feira (11) no hall de entrada do Paço Municipal, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

São 16 painéis que mostram a trajetória do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), um brasileiro que ao mesmo tempo trabalhava pelo crescimento e desenvolvimento do país, também lutava pelos direitos dos povos indígenas, um tema histórico e atual.

O Projeto Memória é realizado desde 1997 e tem como objetivo resgatar, difundir e preservar a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país.

A edição que está em Araucária apresenta, com textos e imagens, a vida do Marechal Candido Rondon que percorreu aproximadamente 50 mil quilômetros, instalando fios telegráficos, demarcando fronteiras, desenhando mapas e, sobretudo, entrando em contato com milhares de índios pela via da pacificação. Um brasileiro que teve uma atuação política em sentido amplo e ético. Exerceu sua cidadania e defendeu suas ideias.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*