Formações do PNAIC contribuem para o trabalho de alfabetização e letramento matemático dos anos iniciais

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O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz contribuições significativas para o trabalho com a alfabetização e o letramento matemático nos anos iniciais de escolarização. Desde fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) dá continuidade às formações. Em 2013, o curso privilegiou a formação em Língua Portuguesa e, neste ano, o foco é a Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento.

São mais de trezentos profissionais da educação, diretamente envolvidos no processo de alfabetização e de letramento. No total, são 6.206 alunos de 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino participando das atividades do PNAIC.

As formações desse ano visam subsidiar o professor alfabetizador para que possa trabalhar a Matemática em sala de aula tendo como ponto de partida a prática social, objetivando que o aluno, a partir da mediação do professor, possa usar esses conhecimentos com autonomia nos seus diferentes contextos.

Durante as formações, os professores têm refletido sobre a importância de trabalhar os conhecimentos científicos sempre partindo da experiência real que a criança traz para a sala de aula. Também têm refletido sobre a relevância do trabalho com os materiais manipuláveis e situações concretas de uso da Matemática.

Livros de literatura, jogos e brincadeiras têm sido sugeridos como instrumentos para a realização de diferentes práticas pedagógicas no ensino da Matemática para os anos iniciais. Brincando, ouvindo histórias e interagindo mais com seus colegas, a criança aprende melhor e passa a gostar mais de estar no ambiente.
 

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