Início / Colunas / Professores de Araucária visitam Área de Proteção Ambiental do Passaúna

Professores de Araucária visitam Área de Proteção Ambiental do Passaúna


Professores de ciências e geografia participaram, na semana passada, de uma formação continuada sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Passaúna. O objetivo foi explorar a região da APA conscientizando e dando subsídio aos professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com os alunos sobre o Meio Ambiente.

As coordenadoras da SMED Thaís Jannuzzi Chaves (Ciências) e Ivanis Bordignon Nunes (Geografia) organizaram a visita ao local com estudos prévios e pesquisa, bem como forneceram material didático aos professores. O local foi escolhido devido sua importância, pois 100% do abastecimento de água de Araucária provêm da represa do Passaúna.

A visita ocorreu em várias regiões da APA, sendo elas Barragem e Vertedouro (com autorização da Sanepar), Parque Ambiental, Memorial, Lago Passaúna na região do São Miguel, Casa Betânia e outros caminhos do entorno.

“A visita foi de grande valia, pois muitos professores que atuam nas escolas da rede municipal não moram aqui e não conhecem a história do município. Outro ponto importante desta formação foi perceber os impactos ambientais que ocorrem no entorno do rio e trabalhar nas escolas aspectos de Educação Ambiental e Sustentabilidade”, afirmaram as coordenadoras.

Vale destacar que essa iniciativa teve parceria da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), com a participação das profissionais, Karla Volaco, Maria Angela Caron e Fabienne Charvet. Houve também o apoio da Secretaria de Urbanismo que forneceu mapas da região da APA Passaúna aos professores e a Secretaria de Assistência Social que disponibilizou um ônibus para a realização da visita.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*