Início / Colunas / Eleições do Conselho Escolar começam na semana que vem

Eleições do Conselho Escolar começam na semana que vem


Na próxima semana (02 a 06 de junho) serão realizadas, nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as eleições do Conselho Escolar. Serão eleitos representantes de cada segmento (pai, aluno, servidor da unidade). A cada dia um segmento deve votar e escolher o seu representante (veja na tabela). O mandato dos membros do Conselho Escolar será de três anos.

Em cada unidade foi constituída uma Comissão Eleitoral para organizar e dirigir o processo das eleições. Essa comissão convocará, por meio de edital, os membros da comunidade escolar com direito a voto.

De acordo com a instrução normativa 002/2014-SMED terão direito de votar: Um dos pais ou responsável legal por estudante matriculado, os membros do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na unidade educacional e os estudantes maiores de nove anos de idade.

O Conselho Escolar é formado por uma equipe que é a responsável pela Gestão Democrática da unidade educacional. Ele toma as decisões que ajudam na melhoria da qualidade da educação, deve ser constituído de metade de membros de servidores da unidade educacional e a outra metade de membros da comunidade, ou seja, pais/mães/responsáveis e estudantes.

A Lei Municipal nº 1530/2004, que regulamenta todo o funcionamento do Conselho Escolar no município de Araucária indica que deve haver reuniões mensais em cada unidade educacional para decidir assuntos referentes à proposta pedagógica da unidade, o regimento escolar, o plano de aplicação de recursos, o cumprimento do calendário escolar, o plano de ação e outras questões que envolvem a qualidade do ensino.

Segundo a Coordenadora da SMED, Andréa Voronkoff, é de fundamental importância a participação de toda a comunidade escolar nesse processo eleitoral, pois ele fortalece a gestão democrática. “Conclamamos toda a Comunidade Escolar: ajude a melhorar a qualidade da educação pública municipal: participe do Conselho Escolar de sua unidade educacional!”, finalizou.
 

Cronograma das eleições:
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*