Início / Colunas / Curso do programa Saúde na Escola encerra com apresentações das ações

Curso do programa Saúde na Escola encerra com apresentações das ações


Profissionais da Educação de diversas áreas (anos finais e iniciais) concluíram, na semana passada (10 de junho), o curso Saúde na Escola, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação. Durante quatro meses, aproximadamente 100 profissionais desenvolveram atividades no ambiente escolar envolvendo questões de saúde e a qualidade de vida.

Para encerrar as atividades os profissionais foram convidados a realizar uma pequena apresentação das atividades desenvolvidas com os alunos. Cada profissional detalhou aos presentes como cada etapa do curso ocorreu, mostrando os resultados e a evolução dos alunos nos temas propostos.

O curso foi dividido em oito módulos e contou com uma carga horária de 120 horas, de forma semipresencial. Como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem e de multiplicação das ações, foi utilizado um Blog Educacional.

Foram aplicadas 474 ações nas Unidades Educacionais, todas postadas no Blog por meio de vídeos, fotos, relatos, questionários, entre outros. É valido destacar que todas essas ações estão de acordo com as Diretrizes Municipais de Educação, oportunizando uma mudança positiva na prática social dos nossos alunos.

De acordo com a equipe de coordenação PSE o curso semipresencial do Programa Saúde na Escola (PSE) foi um marco na história das formações continuadas do município, pois proporcionou formação a um número expressivo de profissionais da educação de diferentes áreas.

“Nas avaliações realizadas pelos participantes, percebemos que os profissionais se engajaram no desenvolvimento das ações do Programa, não apenas para cumprir uma mera formalidade, mas passou a ser um momento de reflexão e mudança de hábitos e atitudes em toda a comunidade escolar”, explicaram os coordenadores do curso.

Ainda segundo a equipe de coordenação PSE, no segundo semestre o curso do PSE iniciará a segunda fase com novas ações pedagógicas, buscando um envolvimento ainda maior de todos.

PSE
É uma política intersetorial da Saúde (SMSA) e da Educação (SMED), com o objetivo da melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Em Araucária as ações são realizadas nas 70 Unidades Educacionais, incluindo a participação de 19 equipes de Atenção Básica do município, totalizando o envolvimento de aproximadamente 22 mil alunos matriculados na rede pública municipal de educação.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*