A Secretaria Municipal de Educação (SMED) oferece na próxima semana (30 de junho a 07 de julho) formação continuada aos atendentes infantis. Essa formação é exclusiva aos profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil e na Pré-Escola Cachoeira. A intenção é promover a reflexão sobre a prática educacional e a busca do aperfeiçoamento profissional. Nos três primeiros dias, os encontros serão realizados no Auditório Zilda Arns, e nos outros dois, na Pré-Escola Cachoeira, sempre com início no período da manhã, às 8h e no período da tarde, às 13h.

Esse período de estudos e organização pedagógica na educação infantil está previsto no calendário escolar, e tem como tema “O brincar e as brincadeiras na educação infantil como estratégia fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento”. Serão cinco palestras, com profissionais das áreas de educação e saúde.

O primeiro encontro (30 de junho) contará com uma apresentação cultural realizada pela professora Célia Mari Dalmoro Padilha e com a palestra da Professora Regina Shudo que falará sobre “o brincar na educação infantil”. O segundo dia (01 de julho) terá como tema “O ato de cuidar e educar” com a enfermeira Kátia Antunes. “O movimento e a linguagem da expressão corporal” é o tema do terceiro encontro (02 de julho), com a professora Cássia Helena Alvin.

Os profissionais se reúnem no quarto dia (03 de julho), na Pré-Escola Cachoeira, para assistir a palestra da professora Beatriz Conci Cassins que abordará o tema “Brincadeira e o jogo simbólico”. O último encontro (07 de julho) terá como tema “Brincadeiras cantadas e relações étnicos raciais” com o professor Jair Santana.

De acordo com o Departamento de Educação Infantil, responsável pela realização da semana de formação, as palestras destinadas aos profissionais devem contribuir para que os participantes ampliem a compreensão da realidade de seu tempo, e seus conhecimentos, favorecendo dessa maneira o trabalho pedagógico com as crianças.

É válido destacar que os profissionais participam das palestras em um período (manhã ou tarde, de acordo com a inscrição) e no outro, elas desenvolvem atividades nos locais de trabalho.