Na próxima semana (28 de julho a 01 de agosto) estará aberto o período de matrículas dos cursos gratuitos ofertados pelo Complexo Pedagógico Lucy Machado (Clube de Ciências e Oficina de Arte). Neste semestre, também serão ofertados dois cursos destinados especificamente para o público adulto, no período da tarde (pintura) e no período noturno (mosaico).

Para os outros cursos, os interessados devem ter entre cinco anos e 16 anos de idade, neste caso as aulas são realizadas no contraturno escolar, isto é, o estudante que estuda no período da manhã deve realizar o curso no período da tarde e vice-versa. Cada aluno pode ser inscrito em um curso de Arte e um de Ciências.

De acordo com a coordenadora do Complexo, Jaide Farias, neste semestre o Complexo Pedagógico traz uma proposta inovadora a partir de solicitações da comunidade e dessa forma amplia suas atividades. “Estamos abrindo as portas para o público adulto, estudantes do magistério e artistas locais. O espaço do Complexo é de todos e para todos, possibilitando o acesso ao fazer artístico, à análise e fruição, bem como à compreensão da importância da arte na humanização do homem”, disse.

Matriculas e cursos disponíveis

Para realizar a matrícula é necessário comparecer na secretaria do Complexo com fotocópia da Certidão de Nascimento ou RG do estudante. Para os menores de idade, o processo deve ser realizado pelos pais ou responsável legal.

O Clube de Ciências oferece cursos de: Mecatrônica Básica, Microscopia, Experimentos Científicos, Química e Física Experimental, Zoologia e Meio Ambiente. Já a Oficina de Arte oferece cursos de: Desenho, Desenho e Pintura, Pintura, Modelagem, Dança e Teatro.

Ainda segundo Jaide, além dos dois cursos para o público adulto, também ocorrerá Ateliê Livre destinado aos artistas e a todas as pessoas que desenvolvem alguma atividade relacionada à Arte e à Cultura. Outra importante ação é uma parceria com o Colégio Estadual Professor Julio Szymanski que possibilitará que alunos do magistério participem das atividades do Complexo. “Iremos atender quatro turmas do Magistério em Ateliê Criativo. Serão realizadas atividades de cerâmica, colagem, pintura, desenho, escultura. É uma forma de experimentação artística com diversas técnicas, voltadas aos diversos movimentos artísticos”, concluiu.