Os Conselheiros Escolares, eleitos no processo eleitoral realizado em junho, tomaram posse na semana passada, em cerimônia realizada no Anfiteatro da Prefeitura. A solenidade contou com a presença de diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, pais, alunos, representantes do Conselho Municipal de Educação e da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

A secretária de Educação, Janete Maria Miotto Schiontek, que já foi conselheira, destacou que participar do Conselho é um desafio e que traz recompensas gratificantes. Ela também ressaltou a importância da participação dos estudantes dentro do Conselho. “É importante escutar a opinião deles na hora de se definir os objetivos e as metas de cada unidade educacional”, disse.

Na mesma linha as diretoras dos Departamentos de Educação Especial, Ensino Fundamental e Educação Infantil, Marli Kaczmarek, Adriana Kamisnki e Elenir Gerber, respectivamente, destacaram a importância do Conselho Escolar e a participação da comunidade no desenvolvimento e acompanhamento das atividades escolares, bem como no fortalecimento da gestão democrática.

A nova presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliane Aparecida Alves também participou da cerimônia e destacou que vai ajudar no que for preciso. “Esperamos que com a nossa participação possamos trazer melhorias para a educação de todas as crianças e adolescentes”, disse.

Segundo a Coordenadora da SMED, Andréa Voronkoff, as 75 unidades escolares realizaram no mês de junho um amplo processo eleitoral, para definir os membros que compõem cada um dos conselhos escolares. Foram eleitos representantes de cada segmento (pai, aluno e servidor da unidade).