Início / Colunas / Pacto pela Alfabetização na Idade Certa envolve 350 professores

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa envolve 350 professores


A cidade de Araucária aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e trabalha para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental. São 350 professores alfabetizadores que participam desse processo de formação, com duração de dois anos. Em 2013, a formação é em Língua Portuguesa e, em 2014, será em Matemática.

As 37 escolas públicas do Ensino Fundamental do município têm recebido do Ministério da Educação (MEC) livros de literatura infantil, dicionários, jogos e material complementar de apoio ao professor.

Por considerar a importância da leitura no processo de alfabetização e letramento, o MEC determinou que os livros e os dicionários encaminhados às escolas fiquem disponíveis nas salas de aula. Devido ao trabalho com materiais de excelente qualidade, seis mil alunos de 1º, 2º e 3º ano têm lido mais e apresentado melhoras significativas no desempenho.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED), por considerar legítima a necessidade de um acompanhamento mais estruturado da aprendizagem dos alunos instituiu, neste ano, o uso de portfólios (arquivo de atividades) em todas as turmas de alfabetização. Segundo orientadores de estudos e equipe pedagógica de alfabetização da SMED, a ação foi bastante positiva e em conjunto com outras ações efetivadas, tem contribuído para que o trabalho em sala de aula seja mais produtivo.
 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*