Início / Colunas / SMED / SMED abre matrículas para Educação de Jovens e Adultos

SMED abre matrículas para Educação de Jovens e Adultos


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta modalidade de ensino é destinada às pessoas que não concluíram os anos iniciais (antiga 1ª a 4ª série). As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, no período diurno e noturno, sendo possível concluir essa etapa de estudo em até dois anos.

Para poder se matricular em uma das turmas disponíveis, os interessados precisam ter 15 anos de idade ou mais. As matrículas podem ser feitas nas unidades educacionais* ou na Central de Vagas na sede da SMED.
Os futuros estudantes devem apresentar cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade acompanhada da original, histórico escolar e cópia do comprovante de residência. Aqueles que não possuírem documentação escolar comprobatória não precisam se preocupar, pois os professores aplicam um exame que indica em qual ano/série o estudante pode ser matriculado.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Janete Maria Miotto, essa é uma oportunidade para pessoas que no passado tiveram que interromper seus estudos por algum motivo, e podem agora voltar a estudar por meio da EJA.

Ainda segundo a secretária, o município já conseguiu o título de cidade livre do analfabetismo, no entanto, ainda existem muitas pessoas na cidade que precisam ser alfabetizadas. Para o Ministério da Educação, são considerados municípios livres do analfabetismo aqueles que têm taxa de analfabetismo menor que 4% em sua população com 15 anos ou mais. “Em uma população como a nossa, de aproximadamente 130 mil habitantes, esse percentual representa quase cinco mil pessoas que ainda não aprenderam a ler e escrever. O nosso desafio ainda é grande”, disse.
Turmas no período noturno nas escolas*:

Ayrton Senna da Silva
Ibraim Antonio Mansur
Profª. Maria Aparecida Saliba Torres
Profª. Silda Sally Wille Ehlke
Profª. Terezinha Mariano Theobald
Turma no período diurno:
Centro de Convivência Dr Ulysses Guimarães

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*