A Secretaria Municipal de Educação (SMED) deu início na noite de ontem, segunda-feira (10), aos encontros do curso “Formação de Gestores”, destinado aos servidores que desejam ser candidatos a diretores escolares neste ano de 2015. No total, serão seis encontros distribuídos em três semanas, totalizando uma carga horária de 24 horas. Será exigida uma frequência mínima de 75%.

Estão inscritos 257 profissionais da educação, que foram divididos em dois locais. Um grupo participa na Escola de Gestão e outro grupo participa no Anfiteatro da Prefeitura.

No encontro desta segunda-feira, o tema abordado foi “Os Princípios e Mecanismos da Gestão Democrática na Educação Pública de Araucária”. O segundo encontro está marcado para esta terça-feira (11) e deve tratar sobre a Concepção de Educação Municipal, a Formação Continuada, a Proposta Pedagógica, o Regimento Escolar e o Plano de Ação.

Pelo cronograma estabelecido pela SMED, ainda devem ocorrer mais quatro dias de formação. Eles estão marcados para os dias 17,19, 24 e 26 de agosto. Nesses encontros serão tratados outros importantes temas para o desenvolvimento das atividades de direção de escola: O Cotidiano da Função de Diretores, Plano de Gestão, Inclusão Social e Princípios da Administração Pública e Aspectos Legais.

De acordo com a Lei Municipal nº 2.060/2009, a formação é um dos requisitos para que o servidor possa participar do pleito. Vale destacar que essa formação não é válida para o avanço na carreira, sendo exclusivamente para que o interessado possa concorrer ao cargo de direção. Os cursos realizados nos anos de 2009 e 2012 também não serão aceitos. As eleições estão previstas para a primeira semana de dezembro. Os eleitos terão um mandato de três anos (2016 a 2018).