Início / Notícias / Geral / SOA fará testes rápidos para Aids neste sábado

SOA fará testes rápidos para Aids neste sábado


Testes são rápidos e os resultados costumam sair em aproximadamente 15 minutos. Foto: Carlos Poly

 

O Serviço de Orientação à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (SOA), que normalmente abre de segunda a sexta-feira, vai atender neste sábado, 1º de dezembro, excepcionalmente, por ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No horário das 8 às 16 horas, o serviço fará testes rápidos (gratuitos e sigilosos) para HIV/AIDS. Será possível fazer também os testes rápidos para Sífilis, e as Hepatites B e C.

Além da testagem, as pessoas receberão orientações e aconselhamento sobre a importância de se prevenir. “A proposta é oferecer esta oportunidade para que todos possam fazer o teste rápido, pois quanto mais cedo se tem o diagnóstico da doença, mais cedo é possível iniciar o tratamento adequado, evitando que a pessoa adoeça”, observa a coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida de Oliveira.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan), de 2010 a setembro de 2018, Araucária registrou 585 casos positivos de HIV/Aids. Só em 2018 (até setembro), foram 65 casos positivos detectados. A maior incidência é entre pessoas de 23 a 32 anos. Para fazer o teste é preciso apenas ter mais de 13 anos e apresentar documento de identificação. Não há agendamento: basta ir ao SOA durante o período de atendimento. O resultado do teste costuma sair em cerca de 15 minutos.

Prevenção

O uso da camisinha deve ser rotina em todas as relações sexuais (independente de idade, estado civil e orientação sexual). As unidades básicas de saúde de Araucária contam com camisinhas masculinas gratuitas para os interessados, e camisinhas femininas disponíveis gratuitamente no SOA e na Clínica da Mulher.

Os cuidados para evitar o HIV precisam ocorrer também antes da decisão de engravidar, durante a gestação e após o parto (incluindo o período de amamentação). De 2007 a setembro de 2018, o histórico é de 68 gestantes do município detectadas com o vírus HIV.

Serviço

O SOA fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Disque Aids: 0800.643 4125.

Publicado na edição 1141 – 29/11/18

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

x

Leia também

Paraná tem mais 1.407 casos confirmados e 17 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, no domingo, 20 de setembro, 1.407 novos casos e 17 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 163.161 casos e 4.067 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados, que são detalhados ao final do texto. INTERNADOS 1.053 ...

Paraná vai antecipar campanha contra pólio e multivacinação

Foto: Venilton Küchler/SESA O início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no Paraná será antecipada para o dia 28 deste mês, uma semana mais cedo que os demais estados que farão as campanhas de 5 a 30 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18 ...

Que fim levou o Kartódromo

QUE FIM LEVOU O KARTÓDROMOObras para instalação de um kartódromo internacional em Araucária estão paralisadas. Entenda os motivosPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Obras para instalação de um kartódromo internacional em Araucária estão paralisadas. Entenda os motivos.

Narcóticos anônimos

NARCÓTICOS ANÔNIMOSMesmo com as medidas restritivas de circulação provocadas pela COVID-19, voluntários do Narcóticos Anônimos seguem auxiliando famílias araucarienses. Veja no vídeo como entrar em contatoPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Mesmo com as medidas restritivas de circulação provocadas pela COVID-19, voluntários do Narcóticos ...

Lixo recolhido

LIXO RECOLHIDOPrefeitura e Petrobras recolhem lixo jogado às margens da Rua Curió. Veja mais detalhes no vídeoPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Prefeitura e Petrobras recolhem lixo jogado às margens da Rua Curió. Veja mais detalhes no vídeo.

Cantora escolhe Parque Cachoeira como cenário de vídeo cover

Jordana gravou um vídeo cover para conquistar visualizações e divulgar seu nome. Foto: divulgação Muitos artistas veem a gravação de um vídeo cover como uma oportunidade de mostrar seu trabalho e atrair visualizações. A cantora araucariense Jordana Flores, 15 anos, apostou nisso e escolheu o Parque Cachoeira como cenário do ...