Home / Notícias / Geral / SOA fará testes rápidos para Aids neste sábado

SOA fará testes rápidos para Aids neste sábado


Testes são rápidos e os resultados costumam sair em aproximadamente 15 minutos. Foto: Carlos Poly

 

O Serviço de Orientação à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (SOA), que normalmente abre de segunda a sexta-feira, vai atender neste sábado, 1º de dezembro, excepcionalmente, por ser o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No horário das 8 às 16 horas, o serviço fará testes rápidos (gratuitos e sigilosos) para HIV/AIDS. Será possível fazer também os testes rápidos para Sífilis, e as Hepatites B e C.

Além da testagem, as pessoas receberão orientações e aconselhamento sobre a importância de se prevenir. “A proposta é oferecer esta oportunidade para que todos possam fazer o teste rápido, pois quanto mais cedo se tem o diagnóstico da doença, mais cedo é possível iniciar o tratamento adequado, evitando que a pessoa adoeça”, observa a coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida de Oliveira.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan), de 2010 a setembro de 2018, Araucária registrou 585 casos positivos de HIV/Aids. Só em 2018 (até setembro), foram 65 casos positivos detectados. A maior incidência é entre pessoas de 23 a 32 anos. Para fazer o teste é preciso apenas ter mais de 13 anos e apresentar documento de identificação. Não há agendamento: basta ir ao SOA durante o período de atendimento. O resultado do teste costuma sair em cerca de 15 minutos.

Prevenção

O uso da camisinha deve ser rotina em todas as relações sexuais (independente de idade, estado civil e orientação sexual). As unidades básicas de saúde de Araucária contam com camisinhas masculinas gratuitas para os interessados, e camisinhas femininas disponíveis gratuitamente no SOA e na Clínica da Mulher.

Os cuidados para evitar o HIV precisam ocorrer também antes da decisão de engravidar, durante a gestação e após o parto (incluindo o período de amamentação). De 2007 a setembro de 2018, o histórico é de 68 gestantes do município detectadas com o vírus HIV.

Serviço

O SOA fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Disque Aids: 0800.643 4125.

Publicado na edição 1141 – 29/11/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*