Home / Notícias / Geral / SOA realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na UPA

SOA realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na UPA


Nos dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro, o SOA (Serviço de Orientação e Atendimento às IST e AIDS) realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na Unidade de Pronto Atendimento, UPA,  em Araucária. O teste é rápido, gratuito e sigiloso e o atendimento ocorrerá das 10h às 16h. O resultado fica pronto em até 30 minutos e a pessoa já recebe o diagnóstico. É importante alertar que, segundo dados notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), somente este ano Araucária já registrou 12 novos casos de AIDS até o final do mês de junho; quanto à sífilis adquirida somam-se 60 novos casos no mesmo período.

JANELA IMUNOLÓGICA

É o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Portanto, fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo. Para o HIV a janela varia até 30 dias. Por isso antes de fazer o teste, deve-se considerar a janela imunológica, para um resultado seguro. É recomendado para pessoas sexualmente ativas que os testes para HIV e outras ISTs sejam feitos periodicamente. Ou seja, ele pode e deve ser repetido.

RESULTADO POSITIVO

Quando o resultado é positivo para HIV, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico. No caso da sífilis e hepatites, conforme protocolo de diagnóstico do Ministério da Saúde, é preciso fazer um exame confirmatório. Em casos específicos, como a sífilis em gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, a recomendação é iniciar o tratamento com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

SERVIÇO

A UPA está localizado na rua Augusto Ribeiro dos Santos, nº 168,Costeira. Para realização de testes rápidos em outros dias, durante todo o ano, basta procurar a Unidade SOA, de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h. Basta levar um documento de identificação com foto. O SOA fica na Rua Guilherme da Motta Correa, n° 55 ao lado do Laboratório Municipal.

Texto: PMA

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*