Início / Colunas / Editorial / Todos de olho!

Todos de olho!


Ao longo desta semana, Araucária, assim como todo o Brasil, voltam seus olhos ao problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, isto por conta das atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data foi instituída há 42 anos como uma resposta da sociedade em decorrência do assassinato da menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos.

Não há dúvidas de que uma das piores violências existentes hoje em nosso país é justamente a que vitima essa faixa etária de nossa juventude, pois estamos falando de crianças e adolescentes incapazes de se defender. Ainda mais quando os autores dessas atrocidades são aqueles que deveriam proteger esses pequenos. Sim, porque, infelizmente, é de dentro de casa, de forma silenciosa, de onde partem a maioria dos ataques a esses inocentes. São pais, padrastos, avós, irmãos, enfim, familiares, que trocam a capa de super-herói pela de monstros.

Logo, pela característica do crime de abuso contra a criança e o adolescente é que toda a comunidade precisa ficar atenta aos indícios de que esse tipo de ilícito pode estar acontecendo com um familiar ou mesmo com o amiguinho de seu filho, o filho da sua vizinha e assim por diante.

Então, fiquemos todos de olho, não deixemos que a inocência típica da infância seja violentada, não permitamos que nossas crianças tenham seus futuros comprometidos pela ação de adultos criminosos, não sejamos omissos diante do mínimo indício de que algo de errado está acontecendo com aqueles que sempre serão o futuro da nação. Não tenhamos medo, denunciemos sempre. Os órgãos de proteção à infância estão aí para isso! Boa leitura a todos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*