Início / Colunas / Torta alemã

Torta alemã


Amigos leitores, os ingredientes são os seguintes: 200 g de manteiga, sem sal; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de bolacha maisena; leite, o quanto baste, para molhar a bolacha; 1 lata de leite condensado sabor chocolate.

Com esses ingredientes reunidos, faça o seguinte: coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. Em seguida, acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar. Então, desligue a batedeira e reserve. Após, separe um recipiente médio para montar o doce. Acrescente um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente algumas bolachas maisena no leite. Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de bolachas. Acrescente uma camada do creme reservado sobre as bolachas. Acrescente mais uma camada de bolachas molhadas no leite e repita o procedimento finalizando com a bolacha. Logo em seguida, cubra a última camada de bolachas com o leite condensado sabor chocolate (comprado pronto ou a cobertura). Leve à geladeira por no mínimo três horas ou até que o doce fique bem gelado. Retire o doce da geladeira e sirva a seguir.

Durante a ditadura militar, período em que a censura estava presente em nosso país, sempre que uma receita de bolo aparecia publicada no jornal era sinal de que uma reportagem do periódico havia sido censurada. No entanto, é um equívoco pensar que a redemocratização do país acabou com os censores da liberdade de expressão. Hoje, muitos deles estão travestidos de políticos que têm verdadeira ojeriza aos cidadãos que se expressam contrariamente a eles. Homens públicos que não sabem conviver com a opinião contrária; que não aceitam a crítica; que se julgam acima dos cidadãos comuns, como seres intocáveis, praticamente deuses das cidades miseráveis que eles construíram com políticas públicas imbecis que beneficiam alguns poucos em detrimento da grande maioria.

Não sou político, mas como profissional da imprensa, renovo aqui o meu compromisso de ser um defensor da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em especial seu Art. XIX: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independente de fronteiras”.

Ah, tentem fazer a torta alemã. É ótima! Até semana que vem e, se tiverem um tempinho, deem uma comentadinha…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*