Home / Colunas / SMED / Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher


Quando pensamos sobre a origem do dia da mulher, a celebração da data é popularmente relacionada a um incêndio ocorrido em Nova York, em 25 de março de 1911, quando aproximadamente 130 operárias que trabalhavam em uma fábrica Têxtil morreram em um incêndio lutando por melhores condições de trabalho e salários mais dignos.

O ocorrido naquele ano com certeza foi um marco na luta das mulheres pelos seus direitos, no entanto, poucos sabem que vários eventos anteriores a este levaram à criação da data que conhecemos hoje como o Dia da Mulher.

Os eventos que culminaram com a criação do Dia da Mulher ocorreram no final do século XVIII, século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e direito de voto, mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data de 8 de março foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O dia 8 de março não é somente uma data a ser comemorada, mas um momento de se repensar o papel das mulheres na sociedade. Trata-se de uma ocasião de reflexão sobre as diversas lutas travadas por elas, como o direito ao voto, a equiparação salarial, a licença maternidade, a possibilidade do divórcio, dentre tantas outras conquistas femininas ao longo da história.
Deve ser entendida como uma data de mobilização para a conquista de direitos e discussão sobre a discriminação ainda latente nos dias de hoje. Não podemos ainda comemorar, pois a marca da desigualdade e da violência ainda persistem no Brasil e no mundo. Precisamos avançar e impedir que retrocessos ameacem o que já foi conquistado. Uma sociedade mais justa, livre e solidária só será possível quando mulheres e homens estiverem em absoluta igualdade de diretos.
A competência levou a mu­lher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje a presença da mulher está em todos os setores da sociedade e essa presença se fortalece a cada sonho alcançado.
Neste 8 de março, nossa reverência às mulheres que se dedicam a fazer do mundo um lugar melhor todos os dias.
Parabéns mulheres!

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*