Home / Notícias / Geral / TRE-PR diplomou alunos do Projeto Eleitor do Futuro

TRE-PR diplomou alunos do Projeto Eleitor do Futuro


Diante dos olhares atentos de crianças e jovens interessados em transformar o país em que vivemos, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), realizou a diplomação dos alunos participantes do Projeto Eleitor do Futuro. A cerimônia aconteceu na tarde de terça-feira, 3 de dezembro, na sede da OAB – Subseção Araucária, com abertura do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira. O evento contou com a presença do diretor executivo da EJE-PR Juiz Carlos Alberto Ritzmann, juíza da 50ª Zona Eleitoral do TRE/PR Patrícia Mantovani Acosta, diretor geral do TER Valcir Mombach, promotor eleitoral Josilmar Oliveira de Sousa, presidente da Câmara de Vereadores Amanda Nassar, diretora geral da SMED Carolina Bosquetto, presidente da OAB Araucária André Carneiro de Azevedo e chefe de cartório da 50ª Zona Eleitoral Yna Honda.


O Projeto Eleitor do Futuro, cujo objetivo é promover a educação política dos estudantes, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto responsável, envolveu alunos das escolas municipais Prof.ª Balbina Pereira de Souza, Prof.ª Elvira de França Buschmann e Papa Paulo VI.

O juiz Carlos Ritzmann falou da importância do projeto e das parcerias que o tornam viável. “Daqui alguns anos estes alunos vão escolher os representantes do país, ou quem sabe disputar um cargo político, e nada melhor do que conhecer agora o processo eleitoral. Com certeza, eles não terão dúvidas na hora de votar”, comentou.

“A Câmara de Vereadores incentiva projetos como esse, que estimulam as crianças à participação na comunidade, para mudar o futuro da cidade e do país. São elas que irão nos representar no futuro”, comentou a vereadora Amanda Nassar.

Candidatos

Durante o desenvolvimento do projeto nas escolas, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um candidato político de verdade. Eles participaram de debates, fizeram campanha via rádio da escola, colararm cartazes, distribuíram panfletos e saíram no corpo a corpo para conquistar os eleitores. Guilherme Eduardo da Silva, 9 anos, aluno do 4º ano da Escola Elvira, um dos eleitos pelo partido “Seninha”, disse que ficou feliz com o resultado da eleição. Sua chapa venceu por 144 votos, contra 79 votos da segunda colocada. “Eu gostei muito de participar do projeto, e só tenho a dizer aos meus eleitores que eles tiveram sorte, escolheram bem, porque pretendo cumprir tudo que prometi”, avisou.

O candidato eleito na Escola Balbina pelo partido PELICE (Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escola) foi Gabriel Felipe Luciano, de 13 anos, que está no 9º ano. “Foi um grande aprendizado pra mim, entendi que o voto do eleitor tem poder, que pode mudar a realidade do país. Não foi fácil convencer os eleitores, mas acabei fazendo muitos amigos e a partir daí, eles votaram em mim. Isso mostrou que o contato do candidato com o povo faz toda a diferença. Outro ponto importante foi entender a responsabilidade do que falamos durante a campanha, que as nossas promessas precisam ser cumpridas ”, pontuou.

A garotinha Kemilly Alves Pereira, 9 anos, aluna do 4º ano na Escola Alvira, disse que não esperava ser eleita junto com os demais integrantes do PELICE. “Foi legal o fato de fazermos campanhas nas salas, falar das nossas propostas. Gostei bastante de ser uma candidata e aprender sobre política”, comemorou.

Confira a galeria de fotos

Texto: MAURENN BERNARDO

Publicado na edição 1192 – 05/12/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*