Troca do extintor do carro foi adiada por 90 dias

Extintores devem conter as letras A, B e C
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Extintores devem conter as letras A, B e C
Extintores devem conter as letras A, B e C

Essenciais e obrigatórios em caso de acidentes, os extintores de incêndio deverão ser trocados em 2015 por conta de um novo componente inserido na sua fórmula. Apesar de todos os carros fabricados no Brasil saírem de fábrica com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC. O tipo BC, mais usado atualmente, além de ter validade de somente de um ano, só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”. Porém, não é eficiente caso o estofado do carro pegue fogo, por exemplo.

O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro. Apesar de seu preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, já é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas, em breve você já poderá realizar a troca.

Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintor do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015.

Obrigatoriedade

Desde o dia 1º de janeiro, todos os veículos em circulação no país já deveriam ter o novo extintor. A resolução que definiu a mudança é de 2009, mas muitos proprietários deixaram para a última hora e agora não encontram o extintor para comprar.

Diante disso, o Denatran anunciou na segunda-feira, 5 de janeiro, que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC.

O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do Denatran, multas aplicadas a partir desta segunda não serão consideradas.

Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Observe e não esqueça de retirar o plástico protetor. Isso também rende multa, por dificultar o acesso ao item.

Texto: Maurenn Bernardo com assessoria / Foto: Imagem ilustrativa

Compartilhar
PUBLICIDADE