Home / Notícias / Geral / UBS Boqueirão oferece oficina de leitura e grupos terapêutico

UBS Boqueirão oferece oficina de leitura e grupos terapêutico

A Oficina de Leitura e Escrita, desenvolvida por fonoaudiólogos em diversas unidades básicas do município, já existe há 15 anos. O projeto na UBS Dom Inácio Krause, localizada no bairro Boqueirão, acontece todas as terças e quintas-feiras, e colabora para o aprendizado de inúmeras crianças da região.

Participando do projeto desde o início, a fonoaudióloga Regina Gabardo explica que a ação especificamente na Unidade de Saúde Dom Inácio Krause, ocorre uma vez por semana na Casinha e Sala de Leitura, localizada dentro da UBS Boqueirão, para cada turno escolar: na terça-feira às 15h para as crianças que estudam no período da manhã e na quinta-feira às 10h para as crianças que estudam no período da tarde. O grupo têm duração de uma hora e incentiva a leitura por meio da literatura infantil. As crianças da região da unidade de saúde podem participar da oficina através de encaminhamento da escola ou CMEI, da própria unidade ou por procura espontânea dos pais.

Nas oficinas são trabalhados o desenvolvimento da linguagem oral e a ligação com a linguagem escrita. São planejadas e criadas situações de uso da leitura de modo a evidenciar todas as suas funções sociais, desenvolvendo situações que levem a busca de compreensão de textos, através da reflexão, e ao aprimoramento das habilidades narrativas. O grupo conta com o apoio e observação da psicóloga Salete Severino que trabalha o lado da moral da história contada, relacionando com o cotidiano familiar da criança, que pode demonstrar a perspectiva infantil do tema tratado. Ao final de cada oficina a criança pode levar um livrinho, para leitura em casa com os familiares, devolvendo o livro no próximo encontro, para que outras crianças possam ler.

O projeto vem gerando inserção social, com maior autonomia e qualidade de vida, tendo como objetivo formar grupos terapêuticos fonoaudiológicos voltados para crianças com dificuldades para se alfabetizar ou com distúrbios na leitura e escrita. Em 2018 o projeto recebeu uma Menção Honrosa do Prêmio Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

GRUPOS TERAPÊUTICOS

A UBS Boqueirão oferece ainda o Grupo de Psicoterapia, orientado pela psicóloga Salete Severino, todas as terças-feiras em dois grupos: às 8h e às 10h e nas quintas-feiras à partir das 13h. Para participar destes horários de grupo não é necessário fazer consulta, basta procurar o grupo no horário de início. A psicóloga ministra também o Grupo de Orientação Familiar na última quinta-feira de cada mês às 15h.

SERVIÇO

A UBS Dom Inácio Krause, bairro Boqueirão, está localizada na Avenida Independência, 1256, e funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. Maiores informações no telefone (41) 3901-5261.

Texto: PMA

Foto: Everson Santos

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*