Um amigo. Um verdadeiro tesouro

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O livro do Eclesiastes 6, 14-17, assim define o amigo: “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. É, com certeza, a passagem mais linda que encontramos na Palavra de Deus sobre a verdadeira amizade, sobre um amigo em quem se pode confiar plenamente, sobretudo, nas horas mais difíceis da vida. É um remédio precioso, que tantas vezes nos cura dos males e das doenças. Ele é semelhante ao Senhor, que sempre quer somente e unicamente o nosso bem.

Existem ‘amigos’ de ocasião, que surgem na hora boa, quando está tudo bem, mas, que desaparecem nas horas amargas e dolorosas da vida. O filho pródigo era cercado de muitos ‘amigos’ quando tinha dinheiro em abundância. Facilmente apareciam para fazer festa, se divertir, gastar e esbanjar. Mas, quando ele perdeu tudo, estes ‘amigos’ sumiram, desapareceram, o abandonaram. São os ‘amigos’ interesseiros, que se cercam de quem tem dinheiro e poder, para usufruir dos seus benefícios. E quantos ‘amigos’ assim, nos diversos segmentos da sociedade, sobretudo, no meio político. Com certeza, não são estes amigos que nos fala o autor do livro bíblico.

O verdadeiro amigo é fiel, e quem o achou, encontrou um tesouro. A fidelidade é a característica essencial, que mantém viva a chama da amizade, pois tem como base a confiança, mesmo nos momentos mais críticos e difíceis da existência. Amigo é aquele que ouve com o coração cheio de ternura, de misericórdia, sempre pronto a ajudar e a socorrer. Amigo é aquele que não julga, não condena e não se alegra com o mal e a desgraça do outro. Pelo contrário, está sempre pronto a estender a mão para aquele que caiu, simplesmente porque quer o seu bem e a sua felicidade. É realmente uma grande graça, uma benção encontrar alguém assim.

Na estrada da vida, muitas pessoas passaram em nosso caminho. Muitas delas simplesmente cruzaram, sem deixar marcas. Outras conviveram um bom tempo conosco por causa do trabalho, com as quais talvez nunca nós tivemos uma relação mais intima e profunda. Tem também os amigos do lazer, do passeio, do futebol, que nos oportunizaram momentos de prazer, de alegria, mas isso não quer dizer que tenham sido amigos confidentes. Na vida de comunidade, criamos tantas amizades movidas pela fé, pela mesma crença, pelos mesmos ideais. Esses amigos já são bem mais significativos, porque o que nos mantém unidos, o que cria entre nós um elo, é a mesma fé que professamos.

No entanto, existem amigos, e, estes são poucos, que mantemos uma relação de reciprocidade, de partilha das nossas alegrias e tristezas, nossos sonhos e projetos. Com os quais podemos contar sempre, independente da situação, e, nos sentimos profundamente compreendidos e acolhidos. Encontrar amigos assim é maravilhoso, mesmo que sejam poucos, talvez um ou dois, ou no máximo cinco. O seu valor, nenhum dinheiro pode comprar, porque eles são um presente de Deus, um conforto para a alma. Agradeça diariamente os amigos que Deus colocou na sua vida. Reze por eles. Seja sempre fiel a eles. Diga a eles o quanto eles fazem a diferença em sua vida. Quem encontrou um amigo, encontrou um verdadeiro tesouro.

Publicado na edição 1222 – 23/07/2020

Um amigo. Um verdadeiro tesouro
Um amigo. Um verdadeiro tesouro 1
Compartilhar
PUBLICIDADE