Home / Notícias / Sem categoria / Unifacear comemora 18 anos formando talentos em Araucária

Unifacear comemora 18 anos formando talentos em Araucária

A ideia de abrir uma faculdade em Araucária iniciou em 1986, onde um grupo de educadores e empresários se reuniu com o objetivo de levar o desenvolvimento e a educação em todos os níveis para o município. Após longas e intensas reuniões, foi em 1998 que começaram de fato os preparativos para a implantação de uma faculdade na cidade de Araucária, com a busca por instalações físicas e protocolos solicitados junto ao Ministério da Educação. Foi então que em 21 de novembro de 2001, a então FACEAR, foi oficialmente credenciada pelo Ministério da Educação pela portaria nº 2.464/01.

Já no ano de 2002 foram abertas as primeiras turmas de Administração com Habilitação em Comércio Exterior, com as aulas sendo realizadas em salas de aula e laboratórios locados no prédio da Fundacen. Após um ano em funcionamento nestas instalações, a faculdade finalmente passou a funcionar no seu campus próprio, localizado na Av. das Araucárias, 3803.

Os primeiros anos da instituição foram difíceis, pois a FACEAR não fazia parte de nenhum grande grupo educacional e não possuía muitos recursos financeiros para implantação da estrutura que os alunos mereciam, mas seu comprometimento em levar ensino superior para Araucária e região, juntamente com o apoio e esforço de nossos primeiros alunos e funcionários, fez com que a instituição seguisse em frente.

De 2001 a 2011, juntamente com a ascensão econômica que o país passou, a instituição cresceu. Foram ofertados novos cursos nas áreas de exatas, humanas e saúde. Foi então que em 2011 a faculdade iniciou o seu projeto de expansão para Curitiba e Fazenda Rio Grande, e em 7 anos, abriu 4 unidades próprias em Curitiba, nos bairros do Bacacheri, Portão, Santa Felicidade e Sítio Cercado e uma unidade na cidade de Fazenda Rio Grande. Hoje a instituição se orgulha em dizer que é a faculdade que mais possui campi em Curitiba e região, totalizando mais de 70 mil metros quadrados de área construída em salas de aulas e laboratórios especializados.

Em abril de 2018 conquistou um grande reconhecimento, pois se tornou Centro Universitário e assim nasceu a Unifacear. Para se transformar num Centro Universitário a faculdade deve cumprir várias exigências, preencher determinados pré-requisitos estabelecidos na legislação e comprovar efetiva qualidade de ensino.

Atualmente vivemos uma nova fase no ensino superior no Brasil, com a implantação de novas modalidades de ensino, como o EAD e o Semipresencial. Como não poderia ser diferente a Unifacear acompanhou esse mercado, e hoje oferece mais de 30 cursos nestas modalidades de ensino e possui mais de 30 pólos espalhados por todo o Brasil.

Nestes 18 anos a instituição tem orgulho de dizer que ajudou no crescimento e desenvolvimento de Araucária, pois formou para a cidade administradores, engenheiros, contabilistas, gestores, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, químicos, advogados, pedagogos, analistas de sistemas e professores. Mas além de formar excelentes profissionais, a instituição pode afirmar, com toda certeza, que formou excelentes pessoas, ensinando valores e princípios que todos devem ter. Seguindo a sua missão: “A missão permanente da UNIFACEAR visa o desenvolvimento intelectual do cidadão, por meio do cultivo de valores educacionais, culturais, morais, cívicos e ambientais, buscando a formação do homem e de sua cidadania, dentro dos princípios éticos em sua plenitude.”

Diferente dos grandes grupos, a instituição afirma que trata seus alunos como pessoas e não como números, uma prova disso é que os Diretores e Gestores estão sempre à disposição para ouvir a todos.

O reitor Murilo Andrade ressalta que “a Unifacear, ao completar 18 anos de vida, tem uma dívida de gratidão com a população de Araucária, que nos acolheu com tanto carinho e respeito. Nestes 18 anos podemos afirmar que não fomos perfeitos, que erramos em alguns momentos em nossa estrutura, no nosso processo pedagógico ou no atendimento prestado por algum funcionário, pois somos uma instituição formada por pessoas, que são suscetíveis a erros. Mas temos certeza que o saldo na balança é positivo. Que nossos mais de 6 mil alunos formados podem se orgulhar de uma instituição que sempre se esforçou para oferecer a melhor qualidade de ensino possível”.

Segundo Murilo, esse orgulho fica evidente em um depoimento recebido por e-mail, em 06/11/19, da aluna egressa de Biomedicina, Ellys Alves Melo. “Estou completando essa semana 4 meses de graduada e de posse de vaga conquistada no concurso público no Laboratório Municipal de Curitiba como Biomédica Analista Clínica. Quero que saibam que todos foram muito importantes na construção da profissional que sou, da segurança que tenho em assumir plantão e assinar laudos tranquilamente. Na minha rotina tenho um pouquinho de cada aula e hoje está tudo mais claro, aplico na prática o conteúdo que aprendi em todos esses anos. Meus mestres, saibam que em cada exame de paciente que analiso vocês contribuíram para aquele laudo. Hoje ajudamos a salvar vidas em Curitiba nas 9 UPAS, Maternidade Bairro Novo, Hospital do Idoso Zilda Arns e COA.”

Diante de tudo isso, a Unifacear agradece ao mantenedor e a todos os alunos, colaboradores, professores, coordenadores e diretores que, nestes 18 anos, fizeram o sonho se tornar realidade na vida de muitas pessoas.

Foto: divulgação

Publicado na edição 1190 – 21/11/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*