Home / Notícias / Geral / UPA terá ação de vacinação contra o Sarampo até esta sexta-feira

UPA terá ação de vacinação contra o Sarampo até esta sexta-feira


Nesta quarta, quinta e sexta-feira, 11, 12 e 13 de dezembro, das 13h às 16h30, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) contará com uma ação de vacinação contra o Sarampo para quem não está com a carteira de vacinação em dia. A vacinação “extramuro” é uma ação da equipe UBS Costeira e tem como objetivo alcançar um grupo de usuários que, muitas vezes, não tem disponibilidade de se dirigir a uma unidade de saúde para receber a vacina.

Ações como esta contribuem para o crescimento dos índices da vacinação da população e, consequentemente, para a redução dos casos de doenças. No caso da vacinação “extramuro” (fora da UBS), ela pode ocorrer em diferentes espaços (escolas, comércio…) conforme estratégia definida pela equipe de saúde.

A vacina é a única forma de evitar o sarampo. Verifique seu estado vacinal levando sua carteira de vacinação neste período até a UPA ou até uma Unidade de saúde. Se não a possui, vá a unidade de saúde e verifique a possibilidade de se vacinar.

QUEM DEVE SE VACINAR CONTRA O SARAMPO?

* ‘Dose zero’: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
* Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
* Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
* Se você tem até 29 anos e recebeu apenas uma dose é preciso completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. De 30 a 49 anos é preciso ter apenas uma dose registrada da vacina.
* Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? Procure uma UBS para regularizar sua situação.
* Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo? A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fica à rua Augusto Ribeiro dos Santos, nº 168, Costeira.

Texto: PMA

Foto: Carlos Poly

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*