Início / Notícias / Coronavírus / Uso de máscara em locais públicos é obrigatório em todo o Paraná

Uso de máscara em locais públicos é obrigatório em todo o Paraná


O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na terça-feira, 28 de abril, a lei 20.189/20 que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. O objetivo é reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus. Até segunda-feira, o Estado registrava 1.186 casos confirmados e 75 óbitos por Covid-19. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa.

O texto, proposto por deputados estaduais, determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, taxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas.

De acordo com o governador, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, mas quem precisar sair de casa, a partir de agora, deverá usar máscara para ajudar a evitar a contaminação. “Nosso grande desafio é reduzir a proliferação do vírus”, explica.

Ratinho Junior reforça que o Paraná está respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias do País e do Estado para conter a proliferação da Covid-19. “O uso de máscara é uma atitude importante e reconhecida como ação preventiva”, acrescenta.

PARCERIA

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destaca a parceria entre os poderes no enfrentamento ao coronavírus. Na semana passada, o governador já havia transformado em lei uma proposta assinada por todos os deputados estaduais, proibindo o corte do fornecimento de luz, água e gás enquanto durar a pandemia de coronavírus no Estado.

“Estamos vivendo um momento único, diferente de tudo o que já passamos, e o governo e os deputados estão unidos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, afirma Guto Silva, reforçando a importância da nova legislação para a prevenção de toda a sociedade.

O QUE DIZ A LEI

A lei sancionada nesta terça-feira determina que os estabelecimentos em funcionamento devam fornecer gratuitamente as máscaras para seus funcionários, além de locais para higienização das mãos ou pontos de álcool gel a 70%. O álcool gel deve estar disponível também para os clientes e o público em geral.

Caberá aos estabelecimentos exigir que as pessoas utilizem máscara durante o horário de funcionamento, independentemente de estarem ou não em contato direto com o público.

A multa para quem descumprir a lei varia de uma até cinco Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), para pessoas físicas, e de 20 a 100 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), para pessoas jurídicas. A unidade fiscal equivale hoje a R$ 106,60.

Em caso de reincidência os valores poderão ser dobrados. Os recursos das multas serão destinados às ações de combate à Covid-19. O governo estadual deverá editar decreto nos próximos dias regulamentando a forma de fiscalização.

Texto: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Rodrigo Felix Leal

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

x

Leia também

Eleições 2020

ELEIÇÕES 2020Período de convenções termina e partidos aprovam candidaturas de 8 chapas a prefeito e vice. Veja quem são no vídeoPosted by Jornal O Popular do Paraná on Sunday, September 20, 2020 Período de convenções termina e partidos aprovam candidaturas de 8 chapas a prefeito e vice. Veja quem são ...

Mais de 80% dos pais não concordam com a retomada das aulas presenciais

Todos estão ansiosos pela retomada das aulas presenciais, mas ainda há muita insegurança por parte dos pais e das escolas. Foto: divulgação Uma pesquisa realizada pelo Jornal O Popular do Paraná sobre a retomada das aulas aponta que, caso as escolas reabrissem agora, 83,1% dos pais e responsáveis não concordariam ...

Para começar o final de semana bem informado!

PARA COMEÇAR O FINAL DE SEMANA BEM INFORMADO!Quem são os candidatos a prefeito de Araucária? Que fim levou o projeto do kartódromo internacional que estava sendo construído na cidade? As últimas atualizações da Covid-19. A análise da cena política municipal, tudo isso e muito mais no seu PopTV de hoje!Posted ...

Cadastramento para Lei Aldir Blanc pessoa física vai até 14 de outubro

Segue aberto até o dia 14 de outubro de 2020 o cadastramento de trabalhadores e trabalhadoras de toda a cadeia produtiva da cultura que preenchem os requisitos para receber o auxílio emergencial de renda previsto pela Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020). Quem tiver seu cadastro aprovado terá direito a três parcelas ...

Alunos e professores terão curso de programação gratuito

Foto: SEED Durante os próximos 6 meses, 10 mil alunos e 1.000 professores da rede estadual de ensino terão a oportunidade de aprender programação em um curso profissionalizante oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O curso é gratuito, na modalidade ensino a distância e oferecido pela ...

Agência do Trabalhador de Araucária registra baixa procura por vagas

Procura pela Agência do Trabalhador de Araucária está bem abaixo da média. Foto: Marco Charneski Por conta da pandemia do coronavírus, por falta de qualificação, por considerar o salário baixo ou simplesmente pela falta de interesse, a procura por vagas de emprego na Agência do Trabalhador de Araucária tem registrado ...