Usuário reclama do atendimento médico

Pelo programa, o cardiologista atende duas vezes por semana
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Pelo programa, o cardiologista atende duas vezes por semana
Pelo programa, o cardiologista atende duas vezes por semana

Uma postagem nas redes sociais fazendo críticas ao Programa “SMEL Cuidando de Você”, da Secretaria de Esporte e Lazer, mais especificamente aos frequentes atrasos por parte do médico cardiologista que libera os atestados médicos para a prática de exercícios físicos, está dando o que falar. A posta­gem acabou gerando inúmeros comentários, alguns contrários, outros favoráveis, e colocou em xeque a questão do funcionamento do programa.

Nele, o usuário relata que quando foi buscar atendimento no Núcleo Esportivo São Francisco de Assis (CSU), o cardiologista estava atrasado mais de uma hora. Com certa ironia, ele descreveu a cena dos pacientes que aguardavam na sala de espera. “Dezesseis pacientes, a maioria impacientes, inquietavam-se aglomerados em uma sala de espera nas dependências do CSU. Uma das senhoras que anelava receber o atestado médico a liberando para praticar exercícios físicos em uma das modalidades esportivas oferecidas pela SMEL, foi buscar informações sobre o atraso do profissional e voltou indignada dizendo que recebera a seguinte resposta: “Ele sempre se atrasa e quando não vem também não avisa”.

Ele relata ainda que, em determinado momento, teria su­gerido que os pacientes o acompanhassem em uma conversa com o secretário Olizandro Junior, já que a SMEL também fica no CSU. Dos 16 pacientes, 10 teriam acatado a sugestão. “Secretário e diretor-geral não estavam presentes, fomos atendidos por bons servidores públicos que conseguiram apaziguar os ânimos, criando a expectativa de que a equipe se reuniria em busca de solução para que tal situação não se repetisse. Ao voltarmos à sala de espera, fomos informados de que o médico já estava atendendo o paciente com a senha número cinco e que, durante a nossa força tarefa, a meia dúzia não aderente decidira que os pacientes com as senhas dois, três e quatro seriam atendidos por último pelo fato de não estarem presentes quando foram chamados. O paciente que estava com a senha número dois se contrapôs à despropositada decisão. Afirmou que se eles ainda não ti­nham visto encrenca ali, certamente veriam uma tão grande quanto fosse necessária caso alguém tentasse entrar naquele consultório antes de nós. Na sequência eu entrei e, depois de mim, o próprio médico chamou o paciente com a senha número três”, continuou o denunciante.

Sem fundamento

Sobre a reclamação, o diretor geral da SMEL, Idu Blaszczak, explicou que os atrasos dos médicos são frequentes em qualquer consultório, ainda mais quando se trata de um cardiologista, que muitas vezes precisa atender uma emergência, que acontece sem hora marcada. “O cardiologista do programa aten­de nas segundas e nas quintas-feiras pela manhã, mas temos uma técnica de enfermagem que agiliza o atendimento fazendo os eletrocardiogramas. Ela também agenda os pacientes e a média de atendimentos, que deveria ser de 14 pacientes, sempre acaba extrapolando e são atendidas entre 18 e 20 pessoas por dia. Quando o médico vai se atrasar ele sempre avisa sua equipe. Quando necessita faltar, o que raramente acontece, também avisa com antecedência e as consultas são remarcadas. Não tem lógica essa reclamação, pois em todo consultório o atraso do médico é normal”, disse.

Ainda de acordo com Idu, desde que foi implantado, o Programa “SMEL Cuidando de Você” já recebeu muitos elogios, inclusive serviu como modelo para outras cidades. “Só pra se ter uma noção do quanto o programa tem sido positivo, no ano de 2015 mais de 1.400 pessoas foram atendidas e, quando temos alguma competição esportiva, o cardiologista, com muito boa vontade, atende os atletas aos sábados, fora do seu horário”, pontuou.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Victor Lovato/SMEL

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