Usuários da Unidade Básica de Saúde São José, no jardim Tupy, estão indignados com a falta de ginecologista para atender as gestantes. Segundo eles, é um risco deixar as mulheres grávidas sem atendimento de um profissional especializado, principalmente porque pode haver alguma emergência durante uma consulta.

“Aqui não tem ginecologista e a gente nem pode procurar outro postinho, não nos atendem. Isso é um absurdo”, reclamou a usuária Karina. Outro usuário disse que a esposa está fazendo pré-natal, mas sempre é atendida por outro médico. “Nunca tem ginecologista para atender ela, acho isso errado, porque cada profissional atende na sua especialidade, e de repente um clínico geral deixa a desejar no atendimento de gestantes”, comentou.

Interpelada sobre o problema, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que a UBS do Tupy é uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, e na estratégia, é o médico generalista que atende toda a família, da criança até a gestante. Explicou ainda que nas quintas-feiras existe o matriciamento com ginecologista, que ajuda o médico generalista a conduzir os casos mais complexos.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1199 – 13/02/2020