Vacinas na rede particular já se esgotaram

Quem não está nos grupos prioritários corre o risco de ficar sem a vacina
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Quem não está nos grupos prioritários corre o risco de ficar sem a vacina
Quem não está nos grupos prioritários corre o risco de ficar sem a vacina

Ao mesmo tempo em que a Secretaria Estadual de Saúde liberou mais um lote de vacinas contra gripe para Araucária, na rede particular as doses já acabaram faz tempo. Isso quer dizer que, as pessoas que estão fora dos grupos prioritários e que querem ser imunizadas, mesmo que pagando, terão que recorrer a outras cidades. Apenas os labo­ratórios Frischmann Aisengart e Nassar disponibilizaram a vacina, no entanto, as doses esgotaram e não serão repostas. O Laboratório Volpi Biancardi não chegou a fornecer a vacina.

O lote que a rede pública recebeu possui 4200 doses, que já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e podem ser obtidas pela população incluída nos grupos prioritários: crianças entre 6 meses e com menos de 5 anos, idosos (pessoas a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, gestantes e mu­lheres em período pós-parto (até 45 dias). Com as novas doses, a Se­cretaria Municipal de Saúde espera atingir 80% da meta de vacinação.

Até o momento, das 22.312 pessoas do grupo prioritário, mais de 15 mil já foram imunizadas, o que equivale a 63% da população-alvo. Os pacientes com doenças crônicas também podem obter a vacina gratuitamente, sendo que 4.698 já foram vacinados na cidade (essas doses não contabilizam na meta de 80% a ser atingida).

A menor adesão à campanha de vacinação até o momento tem sido do grupo de gestantes: das 1.848 mulheres desse grupo, apenas 821 procuraram pelas doses, cerca de 44% desse público. Já foram vacinadas mais de 61% das crianças, 75% dos trabalhadores da saúde, 78% dos idosos e 82% das mulheres em período do pós-parto. A campanha de vacinação segue até o próximo dia 20 de maio. As doses protegem contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE