Vagas de emprego e cadastro podem ser feitos via site

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

sine
Todas as vezes que a Refinaria Presidente Getúlio Vargas – Repar abre vagas para selecionar trabalhadores que irão atuar na parada de manutenção, as reclamações dos araucarienses sobre a contratação de pessoas de fora, também reacendem. Quando isso acontece, é comum que pessoas procurem o Jornal O Popular para fazer críticas contra a Agência do Trabalhador, alegando que existe prioridade na contratação de mão-de-obra de outras cidades, apesar da existência em Araucária de uma Lei Municipal que obriga que, no mínimo, 70% das vagas geradas em obras como a da parada da Repar, sejam destinadas aos trabalhadores locais.

Sobre a questão, a Agência do Trabalhador alega que a Lei nº 2828/2015 está sendo cumprida, mas é importante ressaltar que nestes 70% estão inclusas as vagas para trabalhadores de cidades da região metropolitana de Curitiba e talvez seja neste quesito que as confusões ocorram. A agência lembrou ainda que a criação da lei foi a forma mais justa de não prejudicar ninguém. Ainda conforme a agência, em breve, novas vagas serão abertas pela Repar, no entanto, uma reunião com todos os órgãos envolvidos com a empregabilidade deverão participar de uma reunião para discutir sobre as exigências desta Lei Municipal.

Encaminhamentos

Enquanto isso, a Agência do Trabalhador também faz intermediação de entrevista de emprego entre empresas e candidatos, assim como auxilia na qualificação de trabalhadores. Apenas este ano em Araucária foram feitos 5.400 encaminhamentos para entrevistas de emprego, com efetivação de 219 trabalhadores.

O diretor do Departamento de Empregabilidade, Siumar Godofredo, ressalta que apesar das inserções obtidas, o período é de recessão e menos contratações estão sendo efetuadas comparando com anos anteriores. “Estamos na expectativa que a economia melhore para aumentar a oferta de trabalho. Quem estiver desempregado não deve desanimar, pode aproveitar para ampliar as chances de contratação, como investir na escolaridade e na qualificação profissional. Além de adquirir conhecimento, um curso aumenta a rede de contatos e pode auxiliar na reinserção profissional”, orienta.

Cadastro no site

Para trazer agilidade ao sistema de divulgação de vagas e facilitar o acesso das pessoas a esse tipo de informação, foi criado o Portal Mais Emprego http://maisemprego.mte.gov.br, que reúne diversas ferramentas da Agência do Trabalhador. Basta que o trabalhador ou a empresa faça um login para acessar os serviços disponíveis. Importante ressaltar que o interessado precisa estar logado.

O trabalhador pode consultar a situação do seu requerimento de seguro-desemprego e informações sobre o benefício; verificar vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional (e se autoencaminhar para as vagas); manifestar interesse em cursos de qualificação para que ocorram na cidade; obter informações sobre o benefício Abono Salarial e consultar a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

Já a empresa pode enviar requerimento de seguro-desemprego; disponibilizar vagas de emprego; verificar currículo de trabalhadores; enviar declaração do CAGED; enviar demandas de qualificação profissional e consultar a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

Contato

A Agência do Trabalhador fica localizada na Rodovia do Xisto, nº 5815, no Bairro Sabiá (antigo prédio do Senai). A entrada é realizada pela rua dos fundos, na Rua Álvaro Linhares Ehlke. O telefone do serviço é o 3901-5173.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE