Home / Colunas / Editorial / Vamos cuidar de nossos idosos!

Vamos cuidar de nossos idosos!


Assim como todo o Brasil, Araucária intensificou a partir desta semana suas ações de prevenção ao coronavírus, que desde dezembro tem causado pânico em todo o mundo.

De uma maneira geral, as ações tomadas pelo poder público municipal não são muito diferentes daquelas adotadas pelo Governo do Estado e Governo Federal. E nem poderia ser, não há muito o que inventar. E justamente por não haver muito o que inventar que o principal personagem na prevenção e contenção do Covid-19 segue sendo cada um de nós.

Não adianta os órgãos públicos tomarem os mais diversos tipos de cuidados se cada cidadão não se “auto cuidar” e, ato contínuo, cuidar do outro. Exatamente. Cuidar do outro. E talvez resida aí o principal desafio desse momento tão delicado que o mundo vive: entender que o cuidado do outro é tão importante quanto cuidar de si.

E cuidar do outro em tempos de coronavírus, por mais estranho que pareça, não está necessariamente correlacionado a estar próximo e sim a afastar-se principalmente daquelas pessoas que compõem o chamado grupo mais sensível à doença, os idosos.

Como tem alertado o ministro da Saúde, precisamos cuidar de nossos idosos. Não é momento de pais e mães deixarem as crianças com os avós. Não é momento de idosos saírem por aí pagar contas, fazer compras e assim por diante. O momento é de ficar em casa, em ambiente razoavelmente controlável, sem receber, inclusive, visitas desnecessárias.

Para os que consideram todas as essas medidas exageradas e que o futuro provará que fomos alarmistas demais, a nossa torcida é que – lá na frente – você esteja certo. Mas só lá na frente. No presente, sejamos sim exagerados, mas humanizados, na prevenção do Covid-19. Boa leitura a todos.

Publicado na edição 1204 – 19/03/2020

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*